Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10884/1590
Título: Estudo computacional do perfil ONERA M6 com e sem winglets
Autores: Mota, Bernardo Pires
Palavras-chave: Arrasto induzido
Winglet
Blended winglet
Split winglet
Solidworks flow
Data: Jul-2023
Editora: Atlântica- Instituto Universitário
Citação: Mota, Bernardo P. (2023). Estudo computacional do perfil ONERA M6 com e sem winglets. Barcarena: Atlântica - Instituto Universitário
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo do efeito no arrasto induzido de uma asa, com perfil ONERA M6, sem winglets, com split winglets e com blended winglets. Apresenta-se um breve resumo histórico destes dispositivos, e é dada uma explicação da física por trás dos winglets e do arrasto induzido. Para o estudo computacional foi selecionado o perfil ONERA M6, com o qual foi efetuada a modelação com o programa informático Solidworks de uma asa sem winglets, outra com o split winglet e uma terceira com o blended winglet. Estes modelos foram sujeitos a um estudo CFD (Computational Fluid Dynamics), com um escoamento de 268,911 m/s e um ângulo de incidência de 3º, 5º e 6º. Como resultado, verificou-se que o blended winglet é o mais eficiente. Para refinamento deste winglet, efetuaram-se simulações para um AOA de 3º e de 5º, variando o ângulo diedro, o comprimento e a corda do winglet.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1590
Aparece nas colecções:E/EA - Trabalhos Finais de Licenciatura

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bernardo Correia Pires da Mota, Nº 20202482.pdf2.11 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.