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http://hdl.handle.net/10884/1590
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Mota, Bernardo Pires | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T11:48:56Z | - |
dc.date.available | 2023-08-09T11:48:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-07 | - |
dc.identifier.citation | Mota, Bernardo P. (2023). Estudo computacional do perfil ONERA M6 com e sem winglets. Barcarena: Atlântica - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/1590 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo o estudo do efeito no arrasto induzido de uma asa, com perfil ONERA M6, sem winglets, com split winglets e com blended winglets. Apresenta-se um breve resumo histórico destes dispositivos, e é dada uma explicação da física por trás dos winglets e do arrasto induzido. Para o estudo computacional foi selecionado o perfil ONERA M6, com o qual foi efetuada a modelação com o programa informático Solidworks de uma asa sem winglets, outra com o split winglet e uma terceira com o blended winglet. Estes modelos foram sujeitos a um estudo CFD (Computational Fluid Dynamics), com um escoamento de 268,911 m/s e um ângulo de incidência de 3º, 5º e 6º. Como resultado, verificou-se que o blended winglet é o mais eficiente. Para refinamento deste winglet, efetuaram-se simulações para um AOA de 3º e de 5º, variando o ângulo diedro, o comprimento e a corda do winglet. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Atlântica- Instituto Universitário | pt_PT |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Arrasto induzido | pt_PT |
dc.subject | Winglet | pt_PT |
dc.subject | Blended winglet | pt_PT |
dc.subject | Split winglet | pt_PT |
dc.subject | Solidworks flow | pt_PT |
dc.title | Estudo computacional do perfil ONERA M6 com e sem winglets | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | pt_PT |
dc.rpares | nao | pt_PT |
Appears in Collections: | E/EA - Trabalhos Finais de Licenciatura |
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Bernardo Correia Pires da Mota, Nº 20202482.pdf | 2.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
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