Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1590
Title: Estudo computacional do perfil ONERA M6 com e sem winglets
Authors: Mota, Bernardo Pires
Keywords: Arrasto induzido
Winglet
Blended winglet
Split winglet
Solidworks flow
Issue Date: Jul-2023
Publisher: Atlântica- Instituto Universitário
Citation: Mota, Bernardo P. (2023). Estudo computacional do perfil ONERA M6 com e sem winglets. Barcarena: Atlântica - Instituto Universitário
Abstract: Este trabalho tem como objetivo o estudo do efeito no arrasto induzido de uma asa, com perfil ONERA M6, sem winglets, com split winglets e com blended winglets. Apresenta-se um breve resumo histórico destes dispositivos, e é dada uma explicação da física por trás dos winglets e do arrasto induzido. Para o estudo computacional foi selecionado o perfil ONERA M6, com o qual foi efetuada a modelação com o programa informático Solidworks de uma asa sem winglets, outra com o split winglet e uma terceira com o blended winglet. Estes modelos foram sujeitos a um estudo CFD (Computational Fluid Dynamics), com um escoamento de 268,911 m/s e um ângulo de incidência de 3º, 5º e 6º. Como resultado, verificou-se que o blended winglet é o mais eficiente. Para refinamento deste winglet, efetuaram-se simulações para um AOA de 3º e de 5º, variando o ângulo diedro, o comprimento e a corda do winglet.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1590
Appears in Collections:E/EA - Trabalhos Finais de Licenciatura

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