Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10884/1153
Title: | Gestão Municipal para a Educação Inclusiva - Estudo Exploratório |
Authors: | Sá, Diana Mercêdes Pereira de |
Keywords: | Gestão Educação Inclusão Gestão inclusiva |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Sá, Diana Mercedes Pereira de (2017). Gestão Municipal para a Educação Inclusiva - Estudo Exploratório. Barcarena: Atlântica-Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia |
Abstract: | Esta pesquisa é um breve estudo sobre gestão municipal em educação inclusiva. A educação inclusiva é um movimento mundial, mas também é uma ação política, cultural, social, filosófica, religiosa e pedagógica, que passou por três fases: da segregação à institucionalização e normatização. O objetivo da pesquisa é investigar o que pensam os professores sobre as características que a gestão da educação deve ter para tornar o ensino especial mais inclusivo. É um estudo exploratório, com análise de conteúdo categorial por meio de entrevistas semiestruturadas, foram, sobretudo, a base Scielo. Constatou-se que: são necessárias melhorias na infraestrutura das escolas, adaptações pedagógicas e mobiliárias, assim como qualificação para os profissionais da educação. Quanto ao gestor escolar, este precisa ter formação qualificada, perfil, conhecer a realidade escolar e manter comunicação com a mesma, deve ser o motivador para que todos os segmentos da instituição sejam signatários em prol de uma educação inclusiva para todos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10884/1153 |
Other Identifiers: | 201765705 |
Appears in Collections: | CE/GEST - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
última monografia-revisada para DIANA final- dezembro.pdf | 632.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.