Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1153
Title: Gestão Municipal para a Educação Inclusiva - Estudo Exploratório
Authors: Sá, Diana Mercêdes Pereira de
Keywords: Gestão
Educação
Inclusão
Gestão inclusiva
Issue Date: 2017
Citation: Sá, Diana Mercedes Pereira de (2017). Gestão Municipal para a Educação Inclusiva - Estudo Exploratório. Barcarena: Atlântica-Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia
Abstract: Esta pesquisa é um breve estudo sobre gestão municipal em educação inclusiva. A educação inclusiva é um movimento mundial, mas também é uma ação política, cultural, social, filosófica, religiosa e pedagógica, que passou por três fases: da segregação à institucionalização e normatização. O objetivo da pesquisa é investigar o que pensam os professores sobre as características que a gestão da educação deve ter para tornar o ensino especial mais inclusivo. É um estudo exploratório, com análise de conteúdo categorial por meio de entrevistas semiestruturadas, foram, sobretudo, a base Scielo. Constatou-se que: são necessárias melhorias na infraestrutura das escolas, adaptações pedagógicas e mobiliárias, assim como qualificação para os profissionais da educação. Quanto ao gestor escolar, este precisa ter formação qualificada, perfil, conhecer a realidade escolar e manter comunicação com a mesma, deve ser o motivador para que todos os segmentos da instituição sejam signatários em prol de uma educação inclusiva para todos.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1153
Appears in Collections:CE/GEST - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
última monografia-revisada para DIANA final- dezembro.pdf632.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.