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Título: Identificação das Barreiras e Facilitadores pelos Técnicos, Relativamente à Comunicação que Estabelecem com as Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Autores: Cabrito, Andreia Vicente
Palavras-chave: Barreiras
Facilitadores técnicos
Comunicação
Crianças com perturbação do espectro do autismo
Classificação Internacional de Funcionalidade
Incapacidade
Saúde
Data: 2010
Citação: Cabrito, Andreia Vicente (2010). Identificação das Barreiras e Facilitadores pelos Técnicos, Relativamente à Comunicação que Estabelecem com as Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Barcarena : Universidade Atlântica
Resumo: Objectivos: Identificar as barreiras e os facilitadores à comunicação estabelecida entre os Técnicos e as crianças com Perturbação do Espectro do Autismo; descrever as barreiras e os facilitadores à comunicação estabelecida entre os técnicos e as crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo por inquérito e transversal. O inquérito por questionário pretende dar resposta aos objectivos do estudo e foi realizado junto de 12 técnicos pertencentes a uma Associação do Concelho de Lisboa e que intervêm junto de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Após a recolha dos dados, procedeu-se à análise estatística e por fim à análise dos respectivos resultados. Resultados: Das 38 afirmações, 6 veiculam informação que foi identificada como barreira à comunicação estabelecida entre os técnicos e as crianças com PEA, e 32 veiculam informação que foi identificada como facilitador à comunicação estabelecida entre os técnicos e as crianças com PEA. As barreiras foram classificadas como moderadas e quase completas e os facilitadores como moderados, quase completos e completos. Discussão/Conclusão: De uma forma geral, os resultados obtidos neste estudo vão de encontro com a literatura. Verificou-se que existe coerência de acordo com a bibliografia e consistência quanto às barreiras e aos facilitadores considerados pelos técnicos relativamente à comunicação que estabelecem com crianças com PEA.
URI: http://hdl.handle.net/10884/791
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