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Título: Comportamentos verbais em crianças dos 7 aos 10 anos com Perturbação de Hiperactividade/Défice de Atenção (PHDA)
Autores: Freitas, Carolina
Coelho, Sandra
Palavras-chave: Perturbação de Hiperactividade/Défice de Atenção (PHDA)
Crianças idade escolar
Linguagem
Data: 17-Jan-2013
Resumo: A PHDA pode ser explicada por uma síndrome comportamental que engloba um conjunto de características, que são geralmente: grande agitação motora, dificuldade ou incapacidade em se focar e concentrar numa determinada actividade, dificuldade na selecção dos estímulos relevantes, em manter a atenção orientada durante um período de alguns minutos (Antunes, 2009; Falardeau, 1997 e Diller et al., 2006). No que diz respeito à linguagem, a literatura sugere que as crianças com PHDA tenham mais alterações ao nível da linguagem expressiva e menos na linguagem compreensiva (Barkley, DuPaul, e Mc-Murray, 1990; Munir, Bierderman e Knee, 1987 citado por Kim e Kaiser, 2000). Partindo destes pressupostos teóricos, pareceu relevante iniciar esta investigação, com a participação de 25 crianças (sexo masculino e feminino), no sentido de caracterizar o perfil linguístico das crianças com PHDA, quanto à semântica, morfossintaxe e fonologia.
Descrição: Comunicação em em formato de poster, no 1º Encontro de Alunos e Antigos Alunos de Terapia da Fala da Universidade Atlântica, Fábrica da Pólvora: Universidade Atlântica, Maio 2012.
URI: http://hdl.handle.net/10884/728
Aparece nas colecções:A CS/TF - Comunicações a Conferências

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