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http://hdl.handle.net/10884/1664
Título: | Otimização da Gestão de Manutenção Aeronáutica: Simplificação e Melhoria dos Processos entre as PARTE CAMO e 145 |
Autores: | Alves, Pedro Miguel Lobo |
Palavras-chave: | Análise de risco Aeronavegabilidade Gestão de conformidade Eficiência Operacional Manutenção aeronáutica Integração de Sistemas PARTE 145 Otimização de Processos Regulamentação Aeronáutica PARTE CAMO Software de Manutenção Aeronáutica. |
Data: | 2024 |
Editora: | Atlãntica - Instituto Universitário |
Citação: | Alves, Pedro M. L. (2024). Otimização da Gestão de Manutenção Aeronáutica: Simplificação e Melhoria dos Processos entre as PARTE CAMO e 145. Barcarena: Atlântica - Instituto Universitário |
Resumo: | Esta dissertação intitulada "Otimização da Gestão de Manutenção Aeronáutica: Simplificação e Melhoria de Processos entre as PARTE CAMO e 145” realiza uma análise crítica das ineficiências operacionais na gestão de manutenção aeronáutica entre as Organizações de Gestão da Aeronavegabilidade Contínua (PARTE CAMO) e as Organizações de Manutenção Aprovadas (PARTE 145). Através da identificação das principais falhas nos processos e procedimentos e dos desafios de comunicação dentro destas áreas altamente regulamentadas, este estudo defende a integração estratégica de sistemas de gestão integrados para mitigar essas ineficiências. A pesquisa avalia os fluxos de comunicação existentes em ambas as áreas assim como os níveis de integração dos sistemas de gestão de manutenção e assinala as suas fragilidades e contributo para os atrasos operacionais e indisponibilidade das aeronaves. Sugere-se a implementação de soluções informáticas integradas cujas funcionalidades são demonstradas neste estudo e concluem conseguir melhorar muito a transparência dos dados e a coordenação entre as equipas de manutenção e a gestão de topo. A dissertação propõe uma abordagem assente num modelo de gestão integrada entre estas duas áreas o que irá permitir simplificar a interação entre os vários interlocutores e também diminuir significativamente a probabilidade de falhas e de não conformidade regulamentar. Através da análise das principais tendências e melhores práticas de mercado e também das conclusões do caso prático, o estudo demonstra como fluxos de trabalho mais digitais podem levar a uma melhor gestão dos recursos, redução dos tempos de resposta e maior conformidade com os padrões de segurança. Ao aplicar a abordagem teórica ao Caso de Estudo, este trabalho contribui com insights muito sólidos para a otimização das operações de manutenção no Setor da Aviação, apontando para uma mudança de paradigma e para estratégias de manutenção mais proativas e preditivas. Esta abordagem assegura, no limite, uma maior disponibilidade das aeronaves e segurança operacional, refletindo-se diretamente na eficiência e eficácia organizacional na Indústria da Aviação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10884/1664 |
Outros identificadores: | 203768744 |
Aparece nas colecções: | E/EA - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Pedro Alves _ Final.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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