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dc.contributor.authorAlves, Pedro Miguel Lobo-
dc.date.accessioned2024-12-18T17:08:28Z-
dc.date.available2024-12-18T17:08:28Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier203768744-
dc.identifier.citationAlves, Pedro M. L. (2024). Otimização da Gestão de Manutenção Aeronáutica: Simplificação e Melhoria dos Processos entre as PARTE CAMO e 145. Barcarena: Atlântica - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/1664-
dc.description.abstractEsta dissertação intitulada "Otimização da Gestão de Manutenção Aeronáutica: Simplificação e Melhoria de Processos entre as PARTE CAMO e 145” realiza uma análise crítica das ineficiências operacionais na gestão de manutenção aeronáutica entre as Organizações de Gestão da Aeronavegabilidade Contínua (PARTE CAMO) e as Organizações de Manutenção Aprovadas (PARTE 145). Através da identificação das principais falhas nos processos e procedimentos e dos desafios de comunicação dentro destas áreas altamente regulamentadas, este estudo defende a integração estratégica de sistemas de gestão integrados para mitigar essas ineficiências. A pesquisa avalia os fluxos de comunicação existentes em ambas as áreas assim como os níveis de integração dos sistemas de gestão de manutenção e assinala as suas fragilidades e contributo para os atrasos operacionais e indisponibilidade das aeronaves. Sugere-se a implementação de soluções informáticas integradas cujas funcionalidades são demonstradas neste estudo e concluem conseguir melhorar muito a transparência dos dados e a coordenação entre as equipas de manutenção e a gestão de topo. A dissertação propõe uma abordagem assente num modelo de gestão integrada entre estas duas áreas o que irá permitir simplificar a interação entre os vários interlocutores e também diminuir significativamente a probabilidade de falhas e de não conformidade regulamentar. Através da análise das principais tendências e melhores práticas de mercado e também das conclusões do caso prático, o estudo demonstra como fluxos de trabalho mais digitais podem levar a uma melhor gestão dos recursos, redução dos tempos de resposta e maior conformidade com os padrões de segurança. Ao aplicar a abordagem teórica ao Caso de Estudo, este trabalho contribui com insights muito sólidos para a otimização das operações de manutenção no Setor da Aviação, apontando para uma mudança de paradigma e para estratégias de manutenção mais proativas e preditivas. Esta abordagem assegura, no limite, uma maior disponibilidade das aeronaves e segurança operacional, refletindo-se diretamente na eficiência e eficácia organizacional na Indústria da Aviação.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAtlãntica - Instituto Universitáriopt_PT
dc.subjectAnálise de riscopt_PT
dc.subjectAeronavegabilidadept_PT
dc.subjectGestão de conformidadept_PT
dc.subjectEficiência Operacionalpt_PT
dc.subjectManutenção aeronáuticapt_PT
dc.subjectIntegração de Sistemaspt_PT
dc.subjectPARTE 145pt_PT
dc.subjectOtimização de Processospt_PT
dc.subjectRegulamentação Aeronáuticapt_PT
dc.subjectPARTE CAMOpt_PT
dc.subjectSoftware de Manutenção Aeronáutica.pt_PT
dc.titleOtimização da Gestão de Manutenção Aeronáutica: Simplificação e Melhoria dos Processos entre as PARTE CAMO e 145pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.rparesnaopt_PT
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