Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1664
Title: Otimização da Gestão de Manutenção Aeronáutica: Simplificação e Melhoria dos Processos entre as PARTE CAMO e 145
Authors: Alves, Pedro Miguel Lobo
Keywords: Análise de risco
Aeronavegabilidade
Gestão de conformidade
Eficiência Operacional
Manutenção aeronáutica
Integração de Sistemas
PARTE 145
Otimização de Processos
Regulamentação Aeronáutica
PARTE CAMO
Software de Manutenção Aeronáutica.
Issue Date: 2024
Publisher: Atlãntica - Instituto Universitário
Citation: Alves, Pedro M. L. (2024). Otimização da Gestão de Manutenção Aeronáutica: Simplificação e Melhoria dos Processos entre as PARTE CAMO e 145. Barcarena: Atlântica - Instituto Universitário
Abstract: Esta dissertação intitulada "Otimização da Gestão de Manutenção Aeronáutica: Simplificação e Melhoria de Processos entre as PARTE CAMO e 145” realiza uma análise crítica das ineficiências operacionais na gestão de manutenção aeronáutica entre as Organizações de Gestão da Aeronavegabilidade Contínua (PARTE CAMO) e as Organizações de Manutenção Aprovadas (PARTE 145). Através da identificação das principais falhas nos processos e procedimentos e dos desafios de comunicação dentro destas áreas altamente regulamentadas, este estudo defende a integração estratégica de sistemas de gestão integrados para mitigar essas ineficiências. A pesquisa avalia os fluxos de comunicação existentes em ambas as áreas assim como os níveis de integração dos sistemas de gestão de manutenção e assinala as suas fragilidades e contributo para os atrasos operacionais e indisponibilidade das aeronaves. Sugere-se a implementação de soluções informáticas integradas cujas funcionalidades são demonstradas neste estudo e concluem conseguir melhorar muito a transparência dos dados e a coordenação entre as equipas de manutenção e a gestão de topo. A dissertação propõe uma abordagem assente num modelo de gestão integrada entre estas duas áreas o que irá permitir simplificar a interação entre os vários interlocutores e também diminuir significativamente a probabilidade de falhas e de não conformidade regulamentar. Através da análise das principais tendências e melhores práticas de mercado e também das conclusões do caso prático, o estudo demonstra como fluxos de trabalho mais digitais podem levar a uma melhor gestão dos recursos, redução dos tempos de resposta e maior conformidade com os padrões de segurança. Ao aplicar a abordagem teórica ao Caso de Estudo, este trabalho contribui com insights muito sólidos para a otimização das operações de manutenção no Setor da Aviação, apontando para uma mudança de paradigma e para estratégias de manutenção mais proativas e preditivas. Esta abordagem assegura, no limite, uma maior disponibilidade das aeronaves e segurança operacional, refletindo-se diretamente na eficiência e eficácia organizacional na Indústria da Aviação.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1664
Other Identifiers: 203768744
Appears in Collections:E/EA - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Pedro Alves _ Final.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.