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dc.contributor.authorSant'ana, Yan Henrique-
dc.date.accessioned2023-08-10T14:45:01Z-
dc.date.available2023-08-10T14:45:01Z-
dc.date.issued2022-11-
dc.identifier.citationSant'ana, Yan H. (2022). Modelo para sistema de gestão da atividade de um Network Operations Center. Barcarena: Atlântica - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/1602-
dc.description.abstractUm dos componentes vitais para a estruturação e manutenção de Internet Service Providers (ISPs) é possuir um Network Operations Center (NOC) eficiente e coeso. O trabalho tem como objetivo propor um modelo para um sistema de gestão da atividade de um NOC, para que haja maior eficiência processual e analítica, aliado com a intervenção dos operadores. No contexto organizacional observado, através da revisão da literatura e de um questionário aplicado aos colaboradores da organização, é possível observar que a equipa do NOC realiza múltiplas tarefas simultâneas, e grande parcela dessas ocupações, trata-se de incidentes de menor impacto e reincidentes, o que aumenta a sobrecarga de trabalho e consequentemente, prejudica o tratamento e resolução de incidentes de maior impacto. Com a estruturação do modelo proposto, por meio de processos ITIL, concluiu-se que, uma possível solução para o problema identificado era a capacidade de automatizar processualmente, toda a criação e resolução de incidentes de menor impacto. A solução proposta assenta-se através do Postman REST API para a integração da plataforma do ITSM (BMC Remedy) e da plataforma que dispõe a alarmística enviada pelos equipamentos de rede, já utilizada pela organização em questão, TEOCO Fault Management Software, e assim, realizar a criação e finalização de tickets para registo dos incidentes, através do estado da alarmística. As conclusões que são apresentadas cumprem com o objetivo proposto, o que permite o direcionamento do NOC para incidentes que possuem maior importância; garante uma transparência do estado da rede pela organização; aumenta a eficiência e eficácia na resolução de incidentes; além de escalabilidade, apresentados nos trabalhos futuros do projeto.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAtlântica- Instituto Universitáriopt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectNetwork Operations Centerpt_PT
dc.subjectNOCpt_PT
dc.subjectREST APIpt_PT
dc.subjectITSMpt_PT
dc.titleModelo para sistema de gestão da atividade de um Network Operations Centerpt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
dc.rparesnaopt_PT
Appears in Collections:CTIC/GSC - Trabalhos Finais de Licenciatura

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