Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10884/1505
Título: | O Programa de Educação de Jovens e Adultos “VAMOS LER” Implantado no Estado do Maranhão- Um caso de sistematização dos indicadores de acesso à rede municipal de ensino da Região Metropolitana de São Luís no período de 2002 a 2007 |
Autores: | Matos, Suzana Lopes |
Palavras-chave: | Indicadores de acesso ao ensino fundamental Educação de jovens e adultos Programa Vamos Ler |
Data: | Dez-2021 |
Editora: | Barcarena: Atlântica-Instituto Universitário |
Citação: | Matos, Suzana Lopes (2021). O Programa de Educação de Jovens e Adultos “VAMOS LER” Implantado no Estado do Maranhão- Um caso de sistematização dos indicadores de acesso à rede municipal de ensino da Região Metropolitana de São Luís no período de 2002 a 2007. Barcarena : Atlantica-Instituto Universitário |
Resumo: | Estudo que busca refletir sobre os indicadores de acesso ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado do Maranhão e na região metropolitana de São Luís, no período de 2002 a 2007, analisando o momento de realização do Programa de Educação de Jovens e Adultos “Vamos Ler”, um programa implantado pelo governo estadual nos 217 municípios maranhenses, em parceria com as redes municipais de ensino. Na sua intencionalidade, utilizou-se como eixo de análise a região metropolitana de São Luís, composta pelos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar além da estrutura pedagógica do Programa. Busca ainda analisar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), indicadores esses que medem a qualidade de vida de uma população. No seu procedimento metodológico investiga um estudo de caso intrínseco, onde a abordagem de dados partiu da análise de conteúdo, indicadores de acesso, relatórios gerados pelo programa e do IDH e IDHR da região preconizada, além de questões ligadas à aplicabilidade do programa, à luz do material didático utilizado, estratégias metodológicas e instrumentos de monitoramento e avaliação visando elucidar as hipóteses elencadas para o estudo. No seu percurso explicativo discorre sobre os indícios do aumento das matrículas em EJA, tanto a nível estadual quanto na região metropolitana de São Luís, reforçando o impacto das ações do Programa Vamos Ler na região em questão, estabelecendo uma relação entre as ações do programa e o incremento de novas matrículas nas redes municipais de ensino e suas implicações na ampliação do acesso de jovens, adultos e idosos às redes oficiais de ensino, sem, contudo, ter a pretensão de esgotar a variedade de aspectos que envolvem essa temática. |
URI: | http://hdl.handle.net/10884/1505 |
Outros identificadores: | 202927881 |
Aparece nas colecções: | CE/GEST - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Suzana Lopes de Matos - VF 18.01.2022.pdf | 5.46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.