Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1505
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dc.contributor.authorMatos, Suzana Lopes-
dc.date.accessioned2022-02-04T17:49:30Z-
dc.date.available2022-02-04T17:49:30Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier202927881-
dc.identifier.citationMatos, Suzana Lopes (2021). O Programa de Educação de Jovens e Adultos “VAMOS LER” Implantado no Estado do Maranhão- Um caso de sistematização dos indicadores de acesso à rede municipal de ensino da Região Metropolitana de São Luís no período de 2002 a 2007. Barcarena : Atlantica-Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/1505-
dc.description.abstractEstudo que busca refletir sobre os indicadores de acesso ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado do Maranhão e na região metropolitana de São Luís, no período de 2002 a 2007, analisando o momento de realização do Programa de Educação de Jovens e Adultos “Vamos Ler”, um programa implantado pelo governo estadual nos 217 municípios maranhenses, em parceria com as redes municipais de ensino. Na sua intencionalidade, utilizou-se como eixo de análise a região metropolitana de São Luís, composta pelos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar além da estrutura pedagógica do Programa. Busca ainda analisar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), indicadores esses que medem a qualidade de vida de uma população. No seu procedimento metodológico investiga um estudo de caso intrínseco, onde a abordagem de dados partiu da análise de conteúdo, indicadores de acesso, relatórios gerados pelo programa e do IDH e IDHR da região preconizada, além de questões ligadas à aplicabilidade do programa, à luz do material didático utilizado, estratégias metodológicas e instrumentos de monitoramento e avaliação visando elucidar as hipóteses elencadas para o estudo. No seu percurso explicativo discorre sobre os indícios do aumento das matrículas em EJA, tanto a nível estadual quanto na região metropolitana de São Luís, reforçando o impacto das ações do Programa Vamos Ler na região em questão, estabelecendo uma relação entre as ações do programa e o incremento de novas matrículas nas redes municipais de ensino e suas implicações na ampliação do acesso de jovens, adultos e idosos às redes oficiais de ensino, sem, contudo, ter a pretensão de esgotar a variedade de aspectos que envolvem essa temática.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherBarcarena: Atlântica-Instituto Universitáriopt_PT
dc.subjectIndicadores de acesso ao ensino fundamentalpt_PT
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_PT
dc.subjectPrograma Vamos Lerpt_PT
dc.titleO Programa de Educação de Jovens e Adultos “VAMOS LER” Implantado no Estado do Maranhão- Um caso de sistematização dos indicadores de acesso à rede municipal de ensino da Região Metropolitana de São Luís no período de 2002 a 2007pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.rparesnaopt_PT
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Dissertação Suzana Lopes de Matos - VF 18.01.2022.pdf5.46 MBAdobe PDFView/Open


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