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Título: GESTÃO ESCOLAR: Uma análise sobre o estilo de gestão praticado em um espaço escolar brasileiro e potenciais impactos nos processos de ensino-aprendizagem
Autores: Oliveira, Luzia dos Santos
Palavras-chave: Gestão democrática
Escola
Participação da comunidade
Data: Jul-2018
Citação: Oliveira, Luzia dos Santos (2018). GESTÃO ESCOLAR: Uma análise sobre o estilo de gestão praticado em um espaço escolar brasileiro e potenciais impactos nos processos de ensino-aprendizagem. Barcarena : Atlântica-Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia
Resumo: O presente trabalho aborda o que á a gestão no âmbito escolar, quais os principais conceitos e a sua evolução histórica, apresenta também os tipos de gestão escolar, as principais teorias clássicas da administração (taylorismo, fordismo e toyotismo) e os tipos de liderança nas instituições. A pesquisa dá ênfase à gestão democrática na escola pública e as suas principais características como: participação da comunidade nas tomadas de decisão, a importância da autonomia e do Projeto Político Pedagógico para se criar a identidade da escola, e também o valor de se criar e manter o Conselho Escolar para assegurar a gestão participativa e transparente; demonstra também a compreensão da escola contemporânea como espaço de sujeitos autônomos e agentes de sua própria história, e as responsabilidades do Município frente à escola pública. Como base para a revisão teórica, utilizou-se trabalhos renomados no que se refere à gestão, e grandes autores como Vitor Paro e Heloísa Luck; utilizou-se também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), e demais Leis e Referenciais que tratam da temática. Estabeleceu-se se como campo de pesquisa uma escola da rede Municipal de Educação, de ensino fundamental, localizada na cidade de Imperatriz – MA, tendo como objetivo geral: produzir conhecimento sobre o estilo de gestão praticado em um espaço escolar brasileiro e potenciais impactos nos processos de ensino-aprendizagem. E como objetivos específicos: a) Contribuir para o conhecimento e atualização no que diz respeito à evidência científica sobre estilos de gestão; b) Descrever o potencial impacto dos estilos de gestão nos processos de ensino-aprendizagem em contexto de espaço escolar; c) Identificar o estilo de gestão praticado em um espaço escolar imperatrizense, seus impactos e respectivas dificuldades e oportunidades; d) Produzir recomendações de estilos de gestão adaptáveis ao contexto escolar brasileiro. Utilizaram-se os seguintes procedimentos e métodos para a construção da pesquisa: revisão bibliográfica, observação, aplicação de questionário com representantes de todos os segmentos da escola pesquisada; análise do Projeto Político Pedagógico da escola, tabulação dos dados, criação de gráficos para melhor visualização e discussão textual da pesquisa. A partir da construção deste trabalho, foi possível observar que a forma de gestão, a identidade e a organização do espaço escolar possui uma forte ligação com o perfil do gestor e o seu formato de liderança; foi possível compreender que cada elemento da escola, ou seja, professores, alunos, coordenadores, comunidade, gestores e etc. possuem o seu valor frente à gestão da escola, portanto a escola é um todo integrado que deve ser gerido coletivamente, através de uma gestão realmente participativa, desvencilhada de fins tradicionais e burocráticos. Para finalizar, essa pesquisa espera contribuir de maneira significativa para a ampliação de novos conhecimentos na área de gestão escolar e demonstrar a importância de uma gestão forte e participativa para o sucesso dos processos de ensinoaprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1307
Outros identificadores: 201965038
Aparece nas colecções:CE/GEST - Teses de Mestrado



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