Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10884/1307
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Luzia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-10T17:28:08Z | - |
dc.date.available | 2018-08-10T17:28:08Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier | 201965038 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Luzia dos Santos (2018). GESTÃO ESCOLAR: Uma análise sobre o estilo de gestão praticado em um espaço escolar brasileiro e potenciais impactos nos processos de ensino-aprendizagem. Barcarena : Atlântica-Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/1307 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o que á a gestão no âmbito escolar, quais os principais conceitos e a sua evolução histórica, apresenta também os tipos de gestão escolar, as principais teorias clássicas da administração (taylorismo, fordismo e toyotismo) e os tipos de liderança nas instituições. A pesquisa dá ênfase à gestão democrática na escola pública e as suas principais características como: participação da comunidade nas tomadas de decisão, a importância da autonomia e do Projeto Político Pedagógico para se criar a identidade da escola, e também o valor de se criar e manter o Conselho Escolar para assegurar a gestão participativa e transparente; demonstra também a compreensão da escola contemporânea como espaço de sujeitos autônomos e agentes de sua própria história, e as responsabilidades do Município frente à escola pública. Como base para a revisão teórica, utilizou-se trabalhos renomados no que se refere à gestão, e grandes autores como Vitor Paro e Heloísa Luck; utilizou-se também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), e demais Leis e Referenciais que tratam da temática. Estabeleceu-se se como campo de pesquisa uma escola da rede Municipal de Educação, de ensino fundamental, localizada na cidade de Imperatriz – MA, tendo como objetivo geral: produzir conhecimento sobre o estilo de gestão praticado em um espaço escolar brasileiro e potenciais impactos nos processos de ensino-aprendizagem. E como objetivos específicos: a) Contribuir para o conhecimento e atualização no que diz respeito à evidência científica sobre estilos de gestão; b) Descrever o potencial impacto dos estilos de gestão nos processos de ensino-aprendizagem em contexto de espaço escolar; c) Identificar o estilo de gestão praticado em um espaço escolar imperatrizense, seus impactos e respectivas dificuldades e oportunidades; d) Produzir recomendações de estilos de gestão adaptáveis ao contexto escolar brasileiro. Utilizaram-se os seguintes procedimentos e métodos para a construção da pesquisa: revisão bibliográfica, observação, aplicação de questionário com representantes de todos os segmentos da escola pesquisada; análise do Projeto Político Pedagógico da escola, tabulação dos dados, criação de gráficos para melhor visualização e discussão textual da pesquisa. A partir da construção deste trabalho, foi possível observar que a forma de gestão, a identidade e a organização do espaço escolar possui uma forte ligação com o perfil do gestor e o seu formato de liderança; foi possível compreender que cada elemento da escola, ou seja, professores, alunos, coordenadores, comunidade, gestores e etc. possuem o seu valor frente à gestão da escola, portanto a escola é um todo integrado que deve ser gerido coletivamente, através de uma gestão realmente participativa, desvencilhada de fins tradicionais e burocráticos. Para finalizar, essa pesquisa espera contribuir de maneira significativa para a ampliação de novos conhecimentos na área de gestão escolar e demonstrar a importância de uma gestão forte e participativa para o sucesso dos processos de ensinoaprendizagem. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Gestão democrática | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Participação da comunidade | pt_PT |
dc.title | GESTÃO ESCOLAR: Uma análise sobre o estilo de gestão praticado em um espaço escolar brasileiro e potenciais impactos nos processos de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.rpares | nao | pt_PT |
Appears in Collections: | CE/GEST - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gestão Escolar uma análise sobre o estilo de gestão praticado em um espaço escolar brasileiro e potenciais impactos nos processos de ensino-aprendizagem.pdf | 7.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.