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Título: Gestão escolar e o desafio para efetivar uma escola inclusiva: estudo realizado numa escola do município de São João dos Patos - MA
Autores: Carvalho, Adaías Saraiva de
Palavras-chave: Gestão escolar
Educação inclusiva
Políticas públicas
Alunos com NEE
Data: 2017
Citação: Carvalho, Adaías Saraiva de (2017). Gestão escolar e o desafio para efetivar uma escola inclusiva: estudo realizado numa escola do município de São João dos Patos - MA. Barcarena: Atlântica, Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia
Resumo: O presente estudo de investigação teve por objetivo verificar como a gestão escolar mobiliza os profissionais da educação e comunidade escolar para planejar o enfrentamento ao desafio do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), em salas comuns do ensino regular, em uma escola pública do município de São João dos Patos, estado do Maranhão, Brasil. Realizou-se um estudo de caso em uma escola, utilizando–se à abordagem qualitativa e quantitativa. Onde os sujeitos do estudo foram: a equipi de gestão, os professores, os alunos com NEE e os seus pais. Norteado pela questão de investigação: “quais as práticas da gestão da escola, efetivadas para enfrentar o desafio do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais?”. Na coleta de dados, foram utilizadas as seguintes técnicas: observação, questionários e entrevistas com roteiros elaborados previamente e a análise documental. Desta forma, a análise de conteúdo por categorias foi a metodologia adotada para analisar os dados encontrados. Esta pesquisa revelou que teoricamente na percepção dos profissionais que fazem a instituição esta é uma escola inclusiva, porém se observou que os princípios que norteiam o paradigma da educação inclusiva na unidade escolar ainda não estão bem definidos para os gestores e professores, pois a prática é um misto de inserção com algumas manifestações de inclusão. Apesar de predominar a compreensão de que a gestão é democrática e participativa e, a maioria dos profissionais acreditarem na inclusão de alunos com NEE, nas salas comuns do ensino regular, na instituição não tem um documento que normatize este paradigma. Logo, esta investigação concluiu que na escola objeto deste estudo as ações efetivadas pela gestão para inclusão dos alunos com NEE são pontuais, isoladas e não estão fundamentadas, organizadas ou planejadas nos documentos oficiais da escola, até mesmo porque estes não existem.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1146
Outros identificadores: 201765381
Aparece nas colecções:CE/GEST - Teses de Mestrado

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