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Título: Perturbações da Linguagem e da Fala em crianças dos 4:00A aos 4:11A do Concelho de Oeiras: Fatores de Risco e Necessidades de Encaminhamento para a Terapia da Fala
Autores: Aguiar, Tatiana
Palavras-chave: Terapia da fala
Perturbações da linguagem
Perturbações da fala
Factores de risco
Prevalência
Necessidades de encaminhamento
Data: 2014
Citação: Aguiar, Tatiana (2014). Perturbações da Linguagem e da Fala em crianças dos 4:00A aos 4:11A do Concelho de Oeiras: Fatores de Risco e Necessidades de Encaminhamento para a Terapia da Fala. Barcarena: Universidade Atlântica
Resumo: As alterações da linguagem e da fala são os problemas mais comuns que afectam as crianças em idade pré-escolar, atingindo cerca de 3 a 15% das crianças (Law et al., 2000; Baird, 2008). Quando às alterações da linguagem e da fala permanecem para além dos 6 anos de idade podem causar diversas dificuldades no quotidiano das crianças, mais concretamente, na interação social, alterações no comportamento, dificuldades na aprendizagem escolar (leitura, escrita e cálculo) e apresentam maior risco de desenvolverem problemas de saúde mental e psicossociais (Young et al. 2002; Conti-Ramsden et al, 2009; Beitchman e Brownlie, 2010;Costa, 2011). Nesse sentido é fundamental a identificação precoce destas perturbações, ainda em idade pré-escolar de modo a prevenir o impacto negativo que estas perturbações podem causar às crianças. Os estudos epidemiológicos são essenciais para a auxiliar a detecção precoce das crianças com perturbações da linguagem e da fala uma vez que auxiliam a evidenciar e/ou demonstrar o custo social das perturbações da comunicação (Law, 2000).
URI: http://hdl.handle.net/10884/928
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