Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10884/727
Título: O Papel da Aprendizagem Comunicativa na Construção da Cultura
Autores: Ramos, Catarina
Palavras-chave: Pessoa com Afasia; Comunicação; Factores Ambientais; Aprendizagem
Data: 17-Jan-2013
Resumo: Quando falamos de cultura referimo-nos à apropriação por parte do indivíduo do meio que o rodeia tornando-se num ser único pertencente a um grupo. Esta apropriação de conhecimentos, crenças, costumes, estilos de vida e competências é mediada pela comunicação do indivíduo com os seus pares ao participar activamente nos papéis por si desempenhados como membro de uma sociedade. Podemos afirmar que existe uma cultura comunicacional em que o individuo e os parceiros comunicativos são igualmente capazes de comunicar entre si através de um determinado código usando as suas competências de linguagem verbal oral e escrita. Quando a competência comunicativa de um indivíduo é alterada, e.g. devido à afasia, este perde a ferramenta que lhe permite renegociar quem é num mundo em constante mudança. Esta realidade influenciará também os parceiros de comunicação que deverão desenvolver uma nova competência cultural no que respeita à comunicação. É através da aprendizagem comunicativa conjunta que ambos transformarão as experiências comunicativas em efectivas, criando um novo quadro de referência no que respeita à comunicação, desenvolvendo-se assim uma nova cultura comunicacional.
Descrição: Seminário “Comunicação e Cultura no desenvolvimento humano-teorias e boas práticas inclusivas”, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 15 e 16 de Junho de 2012, Lisboa, Portugal
URI: http://hdl.handle.net/10884/727
Aparece nas colecções:A CS/TF - Comunicações a Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2012_Ramos_O Papel da Aprendizagem Comunicativa na Construção da Cultura.pdf178.58 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.