Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Ana Teresa-
dc.contributor.authorRamos, Catarina-
dc.date.accessioned2013-01-17T19:31:27Z-
dc.date.available2013-01-17T19:31:27Z-
dc.date.issued2013-01-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/725-
dc.descriptionPóster apresentado no “1º Encontro de Alunos e Antigos Alunos de Terapia da Fala da Universidade Atlântica”, organizado pela Licenciatura em Terapia da Fala no Auditório Afonso de Barros da Universidade Atlântica no dia 05 de Maio de 2012pt_PT
dc.description.abstractOs eventos que fazem emergir a literacia ocorrem especialmente em casa. Estes eventos, ricos em permutas comunicacionais, permitem vivenciar e explorar os momentos/materiais e desenvolver novas competências linguístico-comunicacionais – características frequentemente alteradas nas crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (P.E.A.). Objectivos: 1) identificar os contextos funcionais dos eventos de literacia emergente com as crianças com P.E.A. no meio familiar; 2) descrever os comportamentos de literacia que os cuidadores revelam perante as crianças com P.E.A. no meio familiar e 3) identificar as estratégias utilizadas pelos cuidadores nos eventos de literacia. Metodologias: efectuou-se um estudo não experimental, descritivo e transversal cuja amostra foi não probabilística por conveniência (n=12), sendo constituída por cuidadores de crianças com P.E.A. que têm até 7 anos e que não frequentam o 1º ciclo do ensino básico. Para recolher informação elaborou-se uma ficha de caracterização sociodemográfica e um questionário. Resultados/conclusões: apesar dos familiares não fornecerem regularmente oportunidades de observação dos seus momentos de literacia e de interacção em torno da linguagem escrita, detectou-se que lêem cada vez mais cedo para as suas crianças e disponibilizam espaço, tempo e materiais para a sua exploração. Detectou-se também que os familiares raramente recorreram a estratégias que potenciassem estes momentos.pt_PT
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectLiteracia Emergente; contextos; comportamentos; estratégias e Perturbação do Espectro do Autismopt_PT
dc.titleComportamentos de Literacia Emergente no Contexto Familiar das Crianças com Perturbação do Espectro do Autismopt_PT
dc.typeconferenceObject-
Appears in Collections:A CS/TF - Comunicações a Conferências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.