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dc.contributor.authorTeixeira, Carlos Luciano Domingues-
dc.date.accessioned2025-11-25T14:16:50Z-
dc.date.available2025-11-25T14:16:50Z-
dc.date.issued2025-10-12-
dc.identifier.citationTeixeira, Carlos Luciano Domingues (2025). Operational impacts of vibration and noise on offshore helicopter pilot: fatigue field data analysis. Barcarena: Atlântica- Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/1689-
dc.description.abstractNo setor de petróleo e gás, os trabalhadores viajam de helicóptero entre locais terrestres e offshore. A duração dos voos varia de 45 a 90 minutos por perna voada, com muitos tripulantes de voo excedendo rotineiramente 10 horas de período de serviço de voo (PSV) e limitados a 8 horas de serviço de voo (SV) por dia. No ar, os pilotos enfrentam condições que contribuem para a fadiga física e mental. Este estudo avalia a exposição dos pilotos de helicópteros a altos níveis de ruído em decibéis e vibração de corpo inteiro (VCI), fatores decisivos e relevantes para a fadiga durante longos períodos operacionais. Vinte e cinco pilotos do sexo masculino em Angola foram selecionados para a recolha de dados, por meio de amostragem não probabilística, incluindo voos em helicópteros dos modelos AW139 e AW189, operados pelas empresas SonAir e Bestfly. As medições obtidas durante voos comerciais utilizaram acelerómetros para medir vibração e microfones para medir som. Os participantes tinham, em média, mais de 45 anos, mediam 1,75 metros de altura e pesavam mais de 85 kg. O presente estudo conclui que a exposição a vibrações e ruído é substancial e prejudicial, indicando uma exposição cumulativa significativa ao ruído e às vibrações durante voos diários superiores a 4 horas, levando a recomendações de limites diários de voo. Como solução para a gestão do risco de fadiga dos tripulantes, apresenta-se uma metodologia de gestão que confirma a seleção ideal de uma escala ON/OFF. Essa abordagem será crucial para a manutenção dos sistemas de gestão da segurança operacional da aviação e para a promoção da melhoria contínua do safety. No entanto, a generalização é limitada devido à representação inadequada dos dados entre as regiões e à ausência de participantes do sexo feminino. Fatores externos que possam afetar a fadiga dos pilotos não foram considerados neste estudo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAtlãntica - Instituto Universitáriopt_PT
dc.subjectVibração de corpo inteiro offshorept_PT
dc.subjectFadiga do piloto de helicóptero offshorept_PT
dc.subjectFRMS em helicópetro offshorept_PT
dc.subjectFadiga do ruído no cockpit offshorept_PT
dc.titleOperational impacts of vibration and noise on offshore helicopter pilotpt_PT
dc.title.alternativefatigue field data analysispt_PT
dc.typeDoctoralThesispt_PT
dc.rparesnaopt_PT
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