Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10884/1501
Título: | A problemática da evasão escolar nas turmas do EJA: estudo de caso na UEB Anjo da Guarda -São Luís /Maranhão |
Autores: | Correia, Kátia Cristina Chaves Santos |
Palavras-chave: | Evasão escolar Educação de jovens e adultos Fracasso escolar |
Data: | Mai-2021 |
Editora: | Barcarena : Atlântica, Instituto Universitário de Saúde, Tecnologias e Engenharia |
Citação: | Correia, K.C.C.S. (2021). A problemática da evasão escolar nas turmas do EJA: estudo de caso na UEB Anjo da Guarda -São Luís /Maranhão. Barcarena: Instituto Universitário de Saúde, Tecnologias e Engenharias |
Resumo: | Por décadas, a Educação de Jovens e Adultos - EJA ficou restrita a uma herança de exclusões e da evasão escolar, na qual a prática pedagógica não contemplava as reais necessidades de sua clientela, tendo em vista que, essa modalidade educacional era concebida para a qualificação de mão de obra para o trabalho e, atualmente, objetiva-se com esta uma educação que instrumentalize o indivíduo a exercer sua cidadania de forma plena. Dentro desse contexto aborda-se, no presente estudo a problemática da evasão escolar, suas causas e consequências especificamente, no cenário da Rede Municipal de Educação do município de São Luís- Maranhão, a partir da revisão da literatura pertinente à área e da realização de uma pesquisa qualitativa na UEB Anjo da Guarda. À priori, foi necessário fazer o resgate histórico dessa modalidade educacional como forma de melhor compreender todo o processo de segregação que sofriam e, ainda, sofrem esses discentes. Discorre-se ainda, acerca da concepção de Paulo Freire, importante educador brasileiro que foi relevante na construção de uma nova mentalidade para o ensino de jovens e adultos das classes mais carentes. Fundamentando mais profundamente o trabalho desenvolveu-se um estudo investigativo abrangendo: pesquisas bibliográficas, estudo de caso e aplicação de questionários com docentes da referida instituição. Os dados analisados demonstraram a necessidade em se desenvolver ações metodológicas pertinentes ao combate dessa problemática, ainda presente no universo educacional ludovicense. |
URI: | http://hdl.handle.net/10884/1501 |
Outros identificadores: | 202791246 |
Aparece nas colecções: | CE/GEST - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - Versão final revisada.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.