Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10884/1429
Título: Avaliação da importância do semáforo nutricional na escolha alimentar
Autores: Fonseca, Carolina Isabel Agostinho da
Palavras-chave: Semáforo nutricional
Escolha alimentar
Indústria alimentar
Consumidor
Portugal
Data: Jun-2019
Citação: Fonseca, C.I.A. (2019). Avaliação da importância do semáforo nutricional na escolha alimentar. Barcarena : Atlântica-Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia
Resumo: Introdução: O Semáforo Nutricional é um esquema que exibe a informação nutricional na frente da embalagem utilizando um código de cores, (verde, amarelo e vermelho) que é atribuído à gordura, gordura saturada, açúcar simples e sal por 100 g de produto. É uma ferramenta utilizada na indústria alimentar para transmitir ao consumidor a informação nutricional do produto alimentar. Este permite a rapidez e facilidade de comunicação entre o produto alimentar e o consumidor, de modo a que este faça escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes. Objetivo: Avaliar a importância do Semáforo Nutricional na escolha alimentar. Metodologia: Estudo observacional analítico do tipo transversal composto por 171 participantes anónimos. Foi aplicado como instrumento de estudo um questionário sendo constituído por 26 questões com resposta fechada. Foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov para testar a normalidade da amostra, o teste não paramétrico U de Mann-Whitney para comparar as médias entre amostras independentes e foram ainda realizadas correlações através da Correlação de Spearman para quantificar a correlação entre duas variáveis. Procedeu-se ao tratamento estatístico dos dados recolhidos no programa SPSS versão 24.0 para Windows (SPSS Inc., 2016.). Resultados: Os indivíduos deste estudo apontam como principal razão para a leitura do Semáforo Nutricional a preocupação com a sua saúde e a dos seus, sendo que o sexo feminino afirmou ler com maior frequência do que os do sexo masculino. Os produtos alimentares em que os indivíduos prestaram mais atenção ao Semáforo Nutricional foram as bolachas, iogurtes, barras de cereais e refrigerantes. A principal barreira à leitura do Semáforo Nutricional referida pelos indivíduos deste estudo foi a falta de ajuda no ponto de venda. Conclusão: O Semáforo Nutricional poderá ajudar os consumidores na escolha de produtos alimentares que contribuam para uma alimentação mais saudável e consciente. ___________________________________________________________________________________________ Introduction: The Traffic Light Label is a scheme that displays the nutritional information on the front of the pack using a color code (green, yellow and red) that is attributed to fat, saturated fat, plain sugar and salt per 100 g of product. It is a tool used in the food industry to convey to the consumer the nutritional information of the food product. This allows a faster and easier communication between the food product and the consumer, allowing him to make more conscious and healthier food choices. Aim: Evaluate the importance of Traffic Light Label in food choice. Methodology: An observational cross-sectional observational study of 171 anonymous participants. It was applied as a study instrument a questionnaire consisting of 26 questions with closed response. The Kolmogorov-Smirnov test was used to test sample normality, the non-parametric Mann-Whitney U test to compare the means between independent samples, and correlations were also performed through Spearman's Correlation to quantify the correlation between two variables. Statistical treatment of data collected in SPSS version 24.0 for Windows (SPSS Inc., 2016) was performed. Results: The subjects of this study point out as the main reason for the reading of the Traffic Light Label the concern with their health and theirs, being that the female stated to read more frequently than the male sex. The food products in which the subjects paid the most attention to the Traffic Light Label were wafers, yogurts, cereal bars and soft drinks. The main barrier to reading the Traffic Light Label reported by the individuals in this study was the lack of help at the point of sale. Conclusion: Traffic Light Label can help consumers choose food products that contribute to more conscious and healthier food choices.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1429
Aparece nas colecções:CS/CN - Trabalhos Finais de Licenciatura

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto-FINAL-Carolina-Fonseca_2018-19.pdf1.75 MBAdobe PDFVer/Abrir
Memória final de curso - Carolina-Fonseca_2018_19.pdf3.73 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.