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Título: A Gestão da Qualidade de Vida dos Alunos do Parfor em uma Instituição de Ensino Superior na Cidade de Açailândia – MA – Brasil
Autores: Bastos, Jonatan Pereira
Palavras-chave: Ensino Superior
Formação docente
Qualidade de vida
Data: Dez-2018
Citação: Bastos, Jonatan Pereira (2018). A Gestão da Qualidade de Vida dos Alunos do Parfor em uma Instituição de Ensino Superior na Cidade de Açailândia – MA – Brasil. Barcarena : Atlântica-Escola Superior de Ciências Empresariais, Saúde, TI e Engenharia
Resumo: Considerando que a busca por Qualidade de Vida (QV) é uma necessidade do ser humano para se desenvolver fisicamente, intelectualmente e para estreitar laços sociais e familiares, este estudo teve como objetivo principal investigar a QV dos alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Açailândia com foco no trabalhofamília- estudo. O presente estudo teve caráter descritivo, visto que buscou-se identificar situações, eventos, atitudes e opiniões da população pesquisada. Do ponto de vista metodológico foi utilizada uma abordagem qualitativa, na busca da compreensão dos dados obtidos a partir de informações geradas na interlocução com os alunos do Parfor. Quanto aos níveis de mensuração das variáveis, esta pesquisa utilizou as denominadas quantitativas ordinais. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado e contou-se com a participação de 24 respondentes. A análise dos dados revelou que a maioria dos professores-alunos está com a QV comprometida, pois as múltiplas atividades estão interferindo em sua vida particular. No estudo, verificou-se que, a maioria é do sexo feminino, se considera de cor parda, estar localizado na faixa etária de 26 a 40 anos, recebe de 1 a 3 salários mínimos, a principal fonte de renda vem da educação, é casado(a) ou mora com um(a) companheiro(a), tem filho(s) e mora na zona urbana. Quanto à formação dos estudantes a maioria tinha ensino superior na modalidade licenciatura e alguns até especialização. Aqueles que cursaram ensino superior estudaram em instituição pública ou privada paga, sem o auxílio de bolsas de estudo. Identificou-se que apenas 37,50% dos estudantes tinham vínculo empregatício estável através de concurso público. Por outro lado, a maioria (71,43%) dos pesquisados ultrapassava 20 horas semanais em sala de aula. Os dados revelaram que 95,83% dos estudantes tinham mais de 4 anos de experiência no magistério. Os conhecimentos adquiridos no curso de Licenciatura em Química do Parfor tem influenciado sua experiência profissional. O tempo dedicado aos estudos e o trabalho semanal tem influenciado sua relação familiar, tanto positivamente como negativamente. Positivamente, porque com os conhecimentos adquiridos, tem contribuído na ajuda de resolução de tarefas do conteúdo de Química de amigos e familiares. Negativamente, por passar os finais de semana estudando, em detrimento ao convívio familiar. Mesmo assim, os alunos se sentem bastante motivados e realizados com a profissão de professor. Também, apurou-se que a maioria estava em busca de ampliar seus conhecimentos, estava satisfeito com o horário de aula, exceto aulas aos domingos, e se identificava com o curso de Licenciatura em Química. Revelaram estar gostando do curso, mas preocupavam-se com a escolha de professores que ministravam as aulas. Entre suas inquietações expuseram a necessidade de melhorar as bolsas de auxílio, o ambiente de ensino, a infraestrutura do prédio do IFMA-Campus Açailândia e as condições do laboratório de química. No entanto, apesar de tudo, estão assimilando os ensinamentos repassados e isto está produzindo frutos em seu convívio, tanto social como familiar.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1389
Outros identificadores: 202099962
Aparece nas colecções:CE/GEST - Teses de Mestrado

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