Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10884/1384
Título: Soluções de Interoperabilidade VoIP no SEF
Autores: Rodrigues, Carlos Alberto
Palavras-chave: VOIP
Interoperabilidade
PBX
SIP Trunk
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
Data: Nov-2017
Citação: Rodrigues, Carlos Alberto (2017). Soluções de Interoperabilidade VoIP no SEF. Barcarena : Escola UNiversitária de Ciências Empresariais, Saúde, TI e Engenharia
Resumo: O VoIP é uma tecnologia que tem estado em franca expansão nos últimos anos tanto a nível empresarial como a nível domestico devido ao baixo custo que esta apresenta. É um serviço que, através da internet, permite efetuar chamadas de voz e vídeo, efetuar conferencias e enviar mensagens. A alta utilização não se fica só pelo seu baixo custo, mas também por apresentar uma maior diversidade de serviços tanto a nível quantitativo como qualitativo promovendo de certa forma a interoperabilidade entre os vários serviços. Desta forma, o presente trabalho numa primeira fase pretende dar a conhecer o que é a tecnologia VoIP, como funciona, em que protocolos se apoia, que tipo de comunicações estabelece e as vantagens e desvantagens da sua implementação. A seguir numa fase posterior analisa-se uma metodologia de estudo de caso, abordando a implementação do VoIP no SEF, numa perspetiva de interoperabilidade e de redução de custos atendendo as melhores opções que existem no mercado em termos de tecnologia VoIP inerente as necessidades do SEF. Numa primeira fase mostra-se o que já se encontra implementado a nível de VoIP com sistema proprietário da CISCO CUCM e de seguida, e por necessidades de contenção de custos mostra-se para onde se pretende evoluir. Para demostrar essa evolução, que em muito se traduziu pela necessidade de contenção, levou este trabalho para outro patamar que é a interoperabilidade entre sistemas proprietários e não proprietários e através de protocolo SIP agilizar e operacionalizar toda a estrutura VoIP de forma a que esta esteja operacional sem perder qualidade de serviço. Tendo em conta do sucesso desta integração entre vários sistemas é intenção que esta seja implementada no resto dos locais remotos que estão em falta já que para além da vantagem desta interoperabilidade à uma necessidade de reduzir custos que é um fator inerente a implementação do VoIP.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1384
Aparece nas colecções:CTIC/STI - Trabalhos Finais de Licenciatura

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