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Título: O Papel da Gestão Educacional na Prática Pedagógica com Crianças Público Alvo da Educação Especial: estudo realizado na Rede Municipal de São Luís
Autores: Sousa, Luanna Pereira de
Palavras-chave: Gestão escolar
Inclusão escolar
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Data: 2018
Citação: Sousa, Luanna Pereira de (2018). O Papel da Gestão Educacional na Prática Pedagógica com Crianças Público Alvo da Educação Especial: estudo realizado na Rede Municipal de São Luís. Barcarena : Atlântica-Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia
Resumo: O presente trabalho aborda o papel do gestor escolar e as práticas pedagógicas usadas na Educação Infantil, com alunos público alvo da inclusão, nas escolas regulares da rede pública municipal de São Luís, partindo do pressuposto de que as escolas inclusivas devem assegurar uma educação igualitária a todos, reiterando o direito e os benefícios tanto do acesso, quanto da escolarização para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Realizaram-se consultas em artigos, periódicos, revistas, livros, e-books e teses, que tratam do papel do gestor frente à inclusão dessas crianças. O estudo qualitativo também proporcionou analisar a maneira como as práticas pedagógicas estão sendo aplicadas, bem como o suporte oferecido pelo gestor à escola e aos professores. As dificuldades pelas quais os profissionais passam para incluir os alunos também foram evidenciadas no decorrer da pesquisa por meio de observações e entrevistas aplicadas, o que levou a constatação de que existe uma pré-disposição de todos os envolvidos em promover uma educação de qualidade, embora haja dúvidas e desafios que ainda perduram no processo de inclusão. Percebeu-se, com isso, a necessidade da ampliação de estudos, informações e formações continuadas, por parte dos docentes, bem como um apoio mais conciso dado pelos gestores escolares, no trabalho educacional, o que leva a democratização do ensino e aprendizagem dos educandos.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1357
Outros identificadores: 201901234
Aparece nas colecções:CE/GEST - Teses de Mestrado

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