Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10884/1357
Title: | O Papel da Gestão Educacional na Prática Pedagógica com Crianças Público Alvo da Educação Especial: estudo realizado na Rede Municipal de São Luís |
Authors: | Sousa, Luanna Pereira de |
Keywords: | Gestão escolar Inclusão escolar Educação infantil Práticas pedagógicas |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | Sousa, Luanna Pereira de (2018). O Papel da Gestão Educacional na Prática Pedagógica com Crianças Público Alvo da Educação Especial: estudo realizado na Rede Municipal de São Luís. Barcarena : Atlântica-Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia |
Abstract: | O presente trabalho aborda o papel do gestor escolar e as práticas pedagógicas usadas na Educação Infantil, com alunos público alvo da inclusão, nas escolas regulares da rede pública municipal de São Luís, partindo do pressuposto de que as escolas inclusivas devem assegurar uma educação igualitária a todos, reiterando o direito e os benefícios tanto do acesso, quanto da escolarização para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Realizaram-se consultas em artigos, periódicos, revistas, livros, e-books e teses, que tratam do papel do gestor frente à inclusão dessas crianças. O estudo qualitativo também proporcionou analisar a maneira como as práticas pedagógicas estão sendo aplicadas, bem como o suporte oferecido pelo gestor à escola e aos professores. As dificuldades pelas quais os profissionais passam para incluir os alunos também foram evidenciadas no decorrer da pesquisa por meio de observações e entrevistas aplicadas, o que levou a constatação de que existe uma pré-disposição de todos os envolvidos em promover uma educação de qualidade, embora haja dúvidas e desafios que ainda perduram no processo de inclusão. Percebeu-se, com isso, a necessidade da ampliação de estudos, informações e formações continuadas, por parte dos docentes, bem como um apoio mais conciso dado pelos gestores escolares, no trabalho educacional, o que leva a democratização do ensino e aprendizagem dos educandos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10884/1357 |
Other Identifiers: | 201901234 |
Appears in Collections: | CE/GEST - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO OFICIAL 04 de abril de 2018 pdf .pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.