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dc.contributor.authorMendes, Maurício José Gomes-
dc.date.accessioned2018-01-30T16:45:25Z-
dc.date.available2018-01-30T16:45:25Z-
dc.date.issued2018-01-25-
dc.identifier201836246-
dc.identifier.citationMendes, Maurício José Gomes (2018). Barcarena: Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, TIC e Engenhariapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/1155-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo analisar a gestão democrática e seus respectivos aspectos operacionais da organização do ambiente escolar para uma melhor qualidade no ensino público nas escolas da rede municipal da cidade de Pedro do Rosário - MA. A discussão gira em torno dos mecanismos formais de construção da gestão escolar democrática capazes de proporcionar benfeitorias à educação com qualidade. O estudo utilizou-se dos recursos da pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e de campo. Caracteriza-se como estudo de caso, sendo de natureza qualitativa. Para a coleta dos dados as técnicas utilizadas foram: questionários fechados e observações in loco. O universo investigado constituiu-se pelos diretores, professores, pais e/ou responsáveis de alunos e discentes matriculados nas turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, ambas partes integrantes das respectivas escolas analisadas. A pesquisa destaca a gestão escolar democrática como importante por despertar nos sujeitos, a consciência de cidadania como prática da transformação social, objetivando uma sociedade mais justa e democrática, capaz de instrumentalizar ações para o desenvolvimento da qualidade do ensino. É possível perceber na discussão dos dados que a implementação e execução efetiva ou parcial dos mecanismos formais de construção da gestão democrática, perpassa por um momento equívoco à medida que demonstram serem atropelados os devidos processos em sua construção. O discurso dos sujeitos da pesquisa demonstra compromisso com a participação na vida da escola. Evidencia-se uma participação mais reflexiva e atuante por parte dos diretores, professores e dos pais mais passiva e limitada à presença física. Se tratando de políticas públicas municipais é considerável a autonomia às escolas, em todas as dimensões pesquisadas: administrativa, pedagógica, financeira e jurídica, mas é preciso ponderar que sem uma participação efetiva, a autonomia acaba por delimitar-se. Através da pesquisa, foi possível perceber que a escolha de diretores, ainda é por indicações político-partidárias em detrimento de características de preferência da comunidade escolar ou de formação pessoal do gestor. Os elementos coletados foram analisados e interpretados a luz do referencial teórico estudado. Concluiu-se que os princípios democráticos norteiam a gestão das escolas do sistema público municipal de Pedro do Rosário/MA, mas aponta lacunas, como a falta de capacitação aos profissionais da educação sobre a temática gestão democrática, bem como a necessidade em promover debates e rever conceitos, de forma que as práticas educativas venham consolidar ações que promovam uma melhor qualidade do ensino.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.subjectDemocraciapt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.titleGESTÃO DEMOCRÁTICA: operacionalização da organização escolar para a qualidade do ensino público municipal nas escolas de Pedro do Rosário/Maranhãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
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