Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/729
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dc.contributor.authorCarapinha, Mariana-
dc.contributor.authorRamos, Catarina-
dc.date.accessioned2013-01-17T19:34:35Z-
dc.date.available2013-01-17T19:34:35Z-
dc.date.issued2013-01-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/729-
dc.description.abstractA literacia emergente caracteriza-se pela aquisição da leitura e da escrita antes da sua aprendizagem formal. É por isso importante que os cuidadores estimulem as crianças nesse sentido, de forma a haver um desenvolvimento natural nesta área, pois é no meio familiar e de forma espontânea durante as rotinas diárias, que esta se expande. Objetivos: identificar contextos, descrever comportamentos, e identificar atividades e estratégias dos eventos de literacia emergente revelados pelos cuidadores de crianças (do distrito de Lisboa) no seu contexto familiar. Metodologia: Foi realizada uma investigação não experimental de caráter descritivo e transversal, cuja amostra foi não probabilística por conveniência, sendo constituída por 27 cuidadores de crianças até aos 7 anos, que não frequentem o 1º ciclo do ensino básico e que frequentem o jardim-de-infância, de caráter privado do distrito de Lisboa. Para recolher esta informação foi utilizada uma ficha de caracterização sociodemográfica e um questionário de autopreenchimento. Na análise estatística foi utilizado o programa SPSS. Resultados: Nos resultados obtidos os cuidadores revelam que: (1) não dão muitas oportunidades às crianças de os verem a realizar tarefas de literacia (ex: consultar ou requisitar livros na biblioteca; fazer sopa de letras ou palavras cruzadas); (2) não realizam com frequência atividades com as crianças (ex: explorar livros durante o banho; pedir para organizar imagens e contar a história); e, por fim, (3) utilizam poucas estratégias (ex: pedir para a criança dramatizar a história; pedir para desenhar imagens significativas da história). No entanto, verificou-se que os cuidadores no seu dia-a-dia disponibilizam oportunidades às crianças, ou seja, revelam ter comportamentos de literacia (ex: ler com e para a criança quando ela pede; escrever ou rabiscar com a criança quando ela pede). Discussão / Conclusão: Os contextos familiares e as atividades centram-se sobretudo nas práticas de entretenimento, características de uma população com um nível económico e de literacia mais baixo que o apresentado na amostra. Ao nível dos comportamentos foi onde se registou mais frequência de resposta por parte dos inquiridos, em que as famílias proporcionam oportunidades de contacto com o material impresso e interagem em atividades formais e informais de leitura e escrita. Já nas estratégias, os cuidadores demonstram que as utilizam pouco, sendo importante que a criança observe o cuidador, como modelagem, para o desenvolvimento da literacia.pt_PT
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectLiteracia emergente, Crianças em idade pré-escolar, Contexto familiar, Contextos de eventos de literacia emergente, Comportamentos de literacia emergente, Atividades de literacia emergente, Estratégias de literacia emergentept_PT
dc.subjectEmergent literacy, Preschool children, Family environment, Contexts of emergent literacy events, Emergent literacy behaviors, Emergent literacy activities, Emergent literacy strategiespt_PT
dc.titleComportamentos de Literacia Emergente Revelados pelos Cuidadores de Crianças, do Distrito de Lisboa, no seu Contexto Familiarpt_PT
dc.title.alternativeEmergent Literacy Behaviors Revealed by children’s caregivers in the family context at Lisbonpt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura



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