Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10884/725
Título: Comportamentos de Literacia Emergente no Contexto Familiar das Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Autores: Pereira, Ana Teresa
Ramos, Catarina
Palavras-chave: Literacia Emergente; contextos; comportamentos; estratégias e Perturbação do Espectro do Autismo
Data: 17-Jan-2013
Resumo: Os eventos que fazem emergir a literacia ocorrem especialmente em casa. Estes eventos, ricos em permutas comunicacionais, permitem vivenciar e explorar os momentos/materiais e desenvolver novas competências linguístico-comunicacionais – características frequentemente alteradas nas crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (P.E.A.). Objectivos: 1) identificar os contextos funcionais dos eventos de literacia emergente com as crianças com P.E.A. no meio familiar; 2) descrever os comportamentos de literacia que os cuidadores revelam perante as crianças com P.E.A. no meio familiar e 3) identificar as estratégias utilizadas pelos cuidadores nos eventos de literacia. Metodologias: efectuou-se um estudo não experimental, descritivo e transversal cuja amostra foi não probabilística por conveniência (n=12), sendo constituída por cuidadores de crianças com P.E.A. que têm até 7 anos e que não frequentam o 1º ciclo do ensino básico. Para recolher informação elaborou-se uma ficha de caracterização sociodemográfica e um questionário. Resultados/conclusões: apesar dos familiares não fornecerem regularmente oportunidades de observação dos seus momentos de literacia e de interacção em torno da linguagem escrita, detectou-se que lêem cada vez mais cedo para as suas crianças e disponibilizam espaço, tempo e materiais para a sua exploração. Detectou-se também que os familiares raramente recorreram a estratégias que potenciassem estes momentos.
Descrição: Póster apresentado no “1º Encontro de Alunos e Antigos Alunos de Terapia da Fala da Universidade Atlântica”, organizado pela Licenciatura em Terapia da Fala no Auditório Afonso de Barros da Universidade Atlântica no dia 05 de Maio de 2012
URI: http://hdl.handle.net/10884/725
Aparece nas colecções:A CS/TF - Comunicações a Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2012_Pereira e Ramos_Comportamentos de Literacia Emergente no Contexto Familiar das Crianças com PEA.pdf180.9 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.