Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/359
Title: Modelo sócio-econométrico para a estimação dos padrões de distribuição da acessibilidade à alta velocidade ferroviária em Portugal
Authors: Lourenço, Nelson
Machado, Paulo
Santos, Alexandre
Keywords: padrões de acessibilidade
alta velocidade ferroviária
padrões de mobilidade
Issue Date: 2004
Citation: Lourenço, N.; Machado, P.; Santos, A. 2004. Modelo sócio-econométrico para a estimação dos padrões de distribuição da acessibilidade à alta velocidade ferroviária em Portugal. Proceedings of the V Congresso Português de Sociologia 2004. Braga, Portugal.
Abstract: Os padrões de acessibilidade e de mobilidade na sociedade portuguesa estão hoje fortemente associados à disponibilização de infra-estruturas rodoviárias e, com menor intensidade, à oferta de transporte público, quer para viagens de média, como de longa duração, no território nacional ou internacionais. Todavia, a opção pelo desenvolvimento de serviço ferroviário em alta velocidade poderá alterar a dependência rodoviária para deslocações de média e longa distância, quer em território nacional, quer para o estrangeiro. Apresenta-se um modelo sócio-econométrico, concebido de raiz, para estimar os padrões de distribuição da acessibilidade à alta velocidade ferroviária, tomando como unidade territorial de análise os municípios do Continente, e carreando para um sistema de informação dados demográficos e sócio-económicos que integram o índice potencial de utilização de um transporte com as características da ferrovia de alta velocidade. A construção de uma rede ferroviária em alta velocidade, com vocação transeuropeia, alterará essa acessibilidade e poderá provocar, ainda, alterações nos padrões de mobilidade da população portuguesa. Discorre-se, ainda, sobre prováveis efeitos de suburbanização a longa distância, novas polaridades urbanas e segmentação social, como fenómenos resultantes da alta velocidade ferroviária.
URI: http://hdl.handle.net/10884/359
Appears in Collections:A CTAD/GAT - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_Modelo_Sócio-Econométrico.pdf212.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.