Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10884/1505
Título: O Programa de Educação de Jovens e Adultos “VAMOS LER” Implantado no Estado do Maranhão- Um caso de sistematização dos indicadores de acesso à rede municipal de ensino da Região Metropolitana de São Luís no período de 2002 a 2007
Autores: Matos, Suzana Lopes
Palavras-chave: Indicadores de acesso ao ensino fundamental
Educação de jovens e adultos
Programa Vamos Ler
Data: Dez-2021
Editora: Barcarena: Atlântica-Instituto Universitário
Citação: Matos, Suzana Lopes (2021). O Programa de Educação de Jovens e Adultos “VAMOS LER” Implantado no Estado do Maranhão- Um caso de sistematização dos indicadores de acesso à rede municipal de ensino da Região Metropolitana de São Luís no período de 2002 a 2007. Barcarena : Atlantica-Instituto Universitário
Resumo: Estudo que busca refletir sobre os indicadores de acesso ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado do Maranhão e na região metropolitana de São Luís, no período de 2002 a 2007, analisando o momento de realização do Programa de Educação de Jovens e Adultos “Vamos Ler”, um programa implantado pelo governo estadual nos 217 municípios maranhenses, em parceria com as redes municipais de ensino. Na sua intencionalidade, utilizou-se como eixo de análise a região metropolitana de São Luís, composta pelos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar além da estrutura pedagógica do Programa. Busca ainda analisar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), indicadores esses que medem a qualidade de vida de uma população. No seu procedimento metodológico investiga um estudo de caso intrínseco, onde a abordagem de dados partiu da análise de conteúdo, indicadores de acesso, relatórios gerados pelo programa e do IDH e IDHR da região preconizada, além de questões ligadas à aplicabilidade do programa, à luz do material didático utilizado, estratégias metodológicas e instrumentos de monitoramento e avaliação visando elucidar as hipóteses elencadas para o estudo. No seu percurso explicativo discorre sobre os indícios do aumento das matrículas em EJA, tanto a nível estadual quanto na região metropolitana de São Luís, reforçando o impacto das ações do Programa Vamos Ler na região em questão, estabelecendo uma relação entre as ações do programa e o incremento de novas matrículas nas redes municipais de ensino e suas implicações na ampliação do acesso de jovens, adultos e idosos às redes oficiais de ensino, sem, contudo, ter a pretensão de esgotar a variedade de aspectos que envolvem essa temática.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1505
Outros identificadores: 202927881
Aparece nas colecções:CE/GEST - Teses de Mestrado

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