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Title: A problemática da evasão escolar nas turmas do EJA: estudo de caso na UEB Anjo da Guarda -São Luís /Maranhão
Authors: Correia, Kátia Cristina Chaves Santos
Keywords: Evasão escolar
Educação de jovens e adultos
Fracasso escolar
Issue Date: May-2021
Publisher: Barcarena : Atlântica, Instituto Universitário de Saúde, Tecnologias e Engenharia
Citation: Correia, K.C.C.S. (2021). A problemática da evasão escolar nas turmas do EJA: estudo de caso na UEB Anjo da Guarda -São Luís /Maranhão. Barcarena: Instituto Universitário de Saúde, Tecnologias e Engenharias
Abstract: Por décadas, a Educação de Jovens e Adultos - EJA ficou restrita a uma herança de exclusões e da evasão escolar, na qual a prática pedagógica não contemplava as reais necessidades de sua clientela, tendo em vista que, essa modalidade educacional era concebida para a qualificação de mão de obra para o trabalho e, atualmente, objetiva-se com esta uma educação que instrumentalize o indivíduo a exercer sua cidadania de forma plena. Dentro desse contexto aborda-se, no presente estudo a problemática da evasão escolar, suas causas e consequências especificamente, no cenário da Rede Municipal de Educação do município de São Luís- Maranhão, a partir da revisão da literatura pertinente à área e da realização de uma pesquisa qualitativa na UEB Anjo da Guarda. À priori, foi necessário fazer o resgate histórico dessa modalidade educacional como forma de melhor compreender todo o processo de segregação que sofriam e, ainda, sofrem esses discentes. Discorre-se ainda, acerca da concepção de Paulo Freire, importante educador brasileiro que foi relevante na construção de uma nova mentalidade para o ensino de jovens e adultos das classes mais carentes. Fundamentando mais profundamente o trabalho desenvolveu-se um estudo investigativo abrangendo: pesquisas bibliográficas, estudo de caso e aplicação de questionários com docentes da referida instituição. Os dados analisados demonstraram a necessidade em se desenvolver ações metodológicas pertinentes ao combate dessa problemática, ainda presente no universo educacional ludovicense.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1501
Other Identifiers: 202791246
Appears in Collections:CE/GEST - Teses de Mestrado

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