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http://hdl.handle.net/10884/1499
Título: | Ensino Superior Inclusivo: Aplicação de Tecnologia Assistiva |
Outros títulos: | Inclusive Higher Education (iHE): Application of Assistive Technology |
Autores: | Machado, David Sotto-Mayor |
Palavras-chave: | Diversidade Inclusão Estudantes com necessidades educativas especiais Ensino Superior Tecnologia assistiva |
Data: | Jan-2021 |
Editora: | Barcarena: Atlântica - Instituto Universitário de Saúde, Tecnologias e Engenharia |
Citação: | Machado, D. S.M. (2021). Ensino Superior Inclusivo: Aplicação de Tecnologia Assistiva . Barcarena: Atlântica - Instituto Universitário de Saúde, Tecnologias e Engenharia |
Resumo: | Num contexto de crescente preocupação social com questões de diversidade e inclusão, esta investigação pretende explorar o potencial da tecnologia assistiva para a promoção da inclusão do estudante com necessidades educativas especiais. A investigação procura analisar não só a inclusão do aluno durante a sua experiência académica, como o seu papel nos momentos em que um potencial candidato com deficiência equaciona o ingresso no ensino superior, ou pondera a continuação dos seus estudos, tendo adquirido essa deficiência durante a frequência do curso. Para o efeito, foram questionados professores do ensino superior em Portugal aferindose a sua experiência ou expectativas quanto ao ensino de estudantes com necessidades educativas especiais, e estes quanto à sua experiência e expectativas desde o momento em equacionam a sua candidatura, ou desde o momento em que adquirem a sua incapacidade já durante o decorrer do curso, até ao momento em que o concluem ou abandonam. Foi possível concluir que existe uma grande necessidade de formação pedagógica dos professores do ensino superior em Portugal, tanto em termos gerais, como concretamente para preparação para o ensino de estudantes com necessidades educativas especiais. Na perspetiva dos alunos destacou-se a dificuldade em chegar a informação que suporte a decisão de uma candidatura ao ensino superior (práticas inclusivas e acessibilidades das instituições a que consideram candidatar-se, direitos garantidos pela legislação e tecnologia assistiva que possa facilitar a sua inclusão), assim como alguma dificuldade em encontrar a tecnologia assistiva e materiais pedagógicos acessíveis ou adaptados. Foi ainda possível identificar necessidades ao nível da tecnologia assistiva. A investigação apresenta ainda uma proposta de plataforma informativa a disponibilizar pelas instituições de ensino superior, de forma esclarecedora e acessível. |
URI: | http://hdl.handle.net/10884/1499 |
Outros identificadores: | 202784622 |
Aparece nas colecções: | CTIC/GSC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação GSTI - 201929192 - David Sotto-Mayor Machado.pdf | 6.9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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