Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1499
Title: Ensino Superior Inclusivo: Aplicação de Tecnologia Assistiva
Other Titles: Inclusive Higher Education (iHE): Application of Assistive Technology
Authors: Machado, David Sotto-Mayor
Keywords: Diversidade
Inclusão
Estudantes com necessidades educativas especiais
Ensino Superior
Tecnologia assistiva
Issue Date: Jan-2021
Publisher: Barcarena: Atlântica - Instituto Universitário de Saúde, Tecnologias e Engenharia
Citation: Machado, D. S.M. (2021). Ensino Superior Inclusivo: Aplicação de Tecnologia Assistiva . Barcarena: Atlântica - Instituto Universitário de Saúde, Tecnologias e Engenharia
Abstract: Num contexto de crescente preocupação social com questões de diversidade e inclusão, esta investigação pretende explorar o potencial da tecnologia assistiva para a promoção da inclusão do estudante com necessidades educativas especiais. A investigação procura analisar não só a inclusão do aluno durante a sua experiência académica, como o seu papel nos momentos em que um potencial candidato com deficiência equaciona o ingresso no ensino superior, ou pondera a continuação dos seus estudos, tendo adquirido essa deficiência durante a frequência do curso. Para o efeito, foram questionados professores do ensino superior em Portugal aferindose a sua experiência ou expectativas quanto ao ensino de estudantes com necessidades educativas especiais, e estes quanto à sua experiência e expectativas desde o momento em equacionam a sua candidatura, ou desde o momento em que adquirem a sua incapacidade já durante o decorrer do curso, até ao momento em que o concluem ou abandonam. Foi possível concluir que existe uma grande necessidade de formação pedagógica dos professores do ensino superior em Portugal, tanto em termos gerais, como concretamente para preparação para o ensino de estudantes com necessidades educativas especiais. Na perspetiva dos alunos destacou-se a dificuldade em chegar a informação que suporte a decisão de uma candidatura ao ensino superior (práticas inclusivas e acessibilidades das instituições a que consideram candidatar-se, direitos garantidos pela legislação e tecnologia assistiva que possa facilitar a sua inclusão), assim como alguma dificuldade em encontrar a tecnologia assistiva e materiais pedagógicos acessíveis ou adaptados. Foi ainda possível identificar necessidades ao nível da tecnologia assistiva. A investigação apresenta ainda uma proposta de plataforma informativa a disponibilizar pelas instituições de ensino superior, de forma esclarecedora e acessível.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1499
Appears in Collections:CTIC/GSC - Teses de Mestrado

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