Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10884/1470
Título: Software como um Serviço: uma visão holística
Autores: Araújo, Virgínia
Cota, Manuel Pérez
Palavras-chave: SaaS
Software como um serviço
Paradigma
Interpretativo
Metodologia
Entrevista
Data: Set-2016
Editora: Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Citação: Araújo, V.; Cota, M. P. (2016). Software como um Serviço: uma visão holística. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 19, 145-157.
Resumo: A evolução tecnológica permite-nos dispor de soluções altamente flexíveis, de fácil acesso com valores de investimento mais baixos, o que leva a muitas empresas adotarem soluções SaaS (Software como um Serviço) para suporte aos seus processos de negócio. Hoje em dia, já quase todos os decisores de estratégias de TI nas organizações são levados a considerar a adoção de SaaS para suporte aos seus processos de negócio como uma solução de TI, pelos benefícios de conveniência associados à tecnologia ou competição no mercado. Muitas vezes, os decisores das estratégias de negócio consideram apenas os incentivos atraentes do uso de SaaS ignorando os impactos associados às novas tecnologias. É necessário ter uma visão holística das implicações no desenvolvimento, no fornecimento, na utilização e operacionalização de SaaS nos diferentes tipos de empresas. A presente pesquisa adota vários destes fatores de risco, como fatores dignos de avaliação de impacto do SaaS para comprovar a sua legitimidade com um estudo combinado quantitativo-qualitativo.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1470
Aparece nas colecções:A CTIC/GSC - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
n19a12.pdf407.32 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.