Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10884/1435
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Queiroz, Rubens Lacerda | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Fábio Ferrentini | - |
dc.contributor.author | Santos, Mónica Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T17:44:34Z | - |
dc.date.available | 2019-11-25T17:44:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-07 | - |
dc.identifier.citation | Queiroz, R. L.; Sampaio, F. F.; Santos, M. P. (2019). DuinoBlocks4Kids: Utilizando Tecnologia Livre e Materiais de Baixo Custo para o Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do Aprendizado de Programação Aliado à Robótica Educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, vol. 27(2), 167-197. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1414-5685 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/1435 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças do Ensino Fundamental I, através do aprendizado de programação por meio da Robótica Educacional, fazendo-se uso exclusivamente de tecnologia livre e materiais recicláveis e de baixo custo. Busca-se também levantar hipóteses acerca da existência de uma relação direta entre certas características cognitivas de crianças com idade entre 8 e 10 anos (tais como a habilidade de sequenciar eventos ou ideias, a habilidade de realizar operações mentais a partir de experiências concretas, dentre outras) e a habilidade para realizar determinadas atividades relacionadas ao aprendizado de programação de computadores. Os resultados observados indicam (a partir do uso de um kit didático desenvolvido para a realização deste estudo) a possibilidade de desenvolvimento das seguintes habilidades do Pensamento Computacional: capacidade de abstração, compreensão de fluxos de controle, depuração e detecção sistemática de erros, pensamento iterativo, uso da lógica condicional e decomposição de problemas. No tocante às investigações relacionadas à maturidade cognitiva, foram encontrados indícios da existência de uma relação direta entre as características cognitivas analisadas e a realização de determinadas tarefas ligadas à programação de computadores, como o desenvolvimento de programas puramente sequenciais e a compreensão da ideia de processamento. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Revista Brasileira de Informática na Educação | pt_PT |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_PT |
dc.subject | Ensino de programação | pt_PT |
dc.subject | Robótica educacional | pt_PT |
dc.subject | Maturidade cognitiva | pt_PT |
dc.title | DuinoBlocks4Kids: Utilizando Tecnologia Livre e Materiais de Baixo Custo para o Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do Aprendizado de Programação Aliado à Robótica Educacional | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.rpares | sim | pt_PT |
Appears in Collections: | CTIC/GSC - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DuinoBlocks4kids.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.