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dc.contributor.authorQueiroz, Rubens Lacerda-
dc.contributor.authorSampaio, Fábio Ferrentini-
dc.contributor.authorSantos, Mónica Pereira dos-
dc.date.accessioned2019-11-25T17:44:34Z-
dc.date.available2019-11-25T17:44:34Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.citationQueiroz, R. L.; Sampaio, F. F.; Santos, M. P. (2019). DuinoBlocks4Kids: Utilizando Tecnologia Livre e Materiais de Baixo Custo para o Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do Aprendizado de Programação Aliado à Robótica Educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, vol. 27(2), 167-197.pt_PT
dc.identifier.issn1414-5685-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/1435-
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo de caso sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças do Ensino Fundamental I, através do aprendizado de programação por meio da Robótica Educacional, fazendo-se uso exclusivamente de tecnologia livre e materiais recicláveis e de baixo custo. Busca-se também levantar hipóteses acerca da existência de uma relação direta entre certas características cognitivas de crianças com idade entre 8 e 10 anos (tais como a habilidade de sequenciar eventos ou ideias, a habilidade de realizar operações mentais a partir de experiências concretas, dentre outras) e a habilidade para realizar determinadas atividades relacionadas ao aprendizado de programação de computadores. Os resultados observados indicam (a partir do uso de um kit didático desenvolvido para a realização deste estudo) a possibilidade de desenvolvimento das seguintes habilidades do Pensamento Computacional: capacidade de abstração, compreensão de fluxos de controle, depuração e detecção sistemática de erros, pensamento iterativo, uso da lógica condicional e decomposição de problemas. No tocante às investigações relacionadas à maturidade cognitiva, foram encontrados indícios da existência de uma relação direta entre as características cognitivas analisadas e a realização de determinadas tarefas ligadas à programação de computadores, como o desenvolvimento de programas puramente sequenciais e a compreensão da ideia de processamento.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherRevista Brasileira de Informática na Educaçãopt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPensamento computacionalpt_PT
dc.subjectEnsino de programaçãopt_PT
dc.subjectRobótica educacionalpt_PT
dc.subjectMaturidade cognitivapt_PT
dc.titleDuinoBlocks4Kids: Utilizando Tecnologia Livre e Materiais de Baixo Custo para o Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do Aprendizado de Programação Aliado à Robótica Educacionalpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.rparessimpt_PT
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