Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10884/1435
Título: DuinoBlocks4Kids: Utilizando Tecnologia Livre e Materiais de Baixo Custo para o Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do Aprendizado de Programação Aliado à Robótica Educacional
Autores: Queiroz, Rubens Lacerda
Sampaio, Fábio Ferrentini
Santos, Mónica Pereira dos
Palavras-chave: Pensamento computacional
Ensino de programação
Robótica educacional
Maturidade cognitiva
Data: Jul-2019
Editora: Revista Brasileira de Informática na Educação
Citação: Queiroz, R. L.; Sampaio, F. F.; Santos, M. P. (2019). DuinoBlocks4Kids: Utilizando Tecnologia Livre e Materiais de Baixo Custo para o Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do Aprendizado de Programação Aliado à Robótica Educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, vol. 27(2), 167-197.
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças do Ensino Fundamental I, através do aprendizado de programação por meio da Robótica Educacional, fazendo-se uso exclusivamente de tecnologia livre e materiais recicláveis e de baixo custo. Busca-se também levantar hipóteses acerca da existência de uma relação direta entre certas características cognitivas de crianças com idade entre 8 e 10 anos (tais como a habilidade de sequenciar eventos ou ideias, a habilidade de realizar operações mentais a partir de experiências concretas, dentre outras) e a habilidade para realizar determinadas atividades relacionadas ao aprendizado de programação de computadores. Os resultados observados indicam (a partir do uso de um kit didático desenvolvido para a realização deste estudo) a possibilidade de desenvolvimento das seguintes habilidades do Pensamento Computacional: capacidade de abstração, compreensão de fluxos de controle, depuração e detecção sistemática de erros, pensamento iterativo, uso da lógica condicional e decomposição de problemas. No tocante às investigações relacionadas à maturidade cognitiva, foram encontrados indícios da existência de uma relação direta entre as características cognitivas analisadas e a realização de determinadas tarefas ligadas à programação de computadores, como o desenvolvimento de programas puramente sequenciais e a compreensão da ideia de processamento.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1435
ISSN: 1414-5685
Aparece nas colecções:CTIC/GSC - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DuinoBlocks4kids.pdf1.31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.