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Título: Avaliação qualitativa de ementas escolares do 1º ciclo na região da grande Lisboa
Autores: Clemente, Paula
Palavras-chave: Escola
Qualidade
Ementas
Refeições
Crianças
Data: Jul-2018
Citação: Clemente, Paula (2018). Avaliação qualitativa de ementas escolares do 1º ciclo na região da grande Lisboa. Barcarena: Atlântica-Escola Superior de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia
Resumo: Introdução: O crescimento da prevalência de obesidade infantil tem vindo a ser associado com o aumento do consumo de alimentos de elevada densidade energética e de má qualidade nutricional. Os refeitórios escolares têm a responsabilidade de proporcionarem uma alimentação saudável às crianças, fornecendo refeições completas, equilibradas e variadas, e adequadas às necessidades energéticas e nutricionais das crianças. Objetivo: Avaliar a qualidade de ementas escolares do 1º ciclo em escolas públicas e privadas da região da grande Lisboa. Metodologia: Estudo observacional analítico transversal realizado em 205 escolas públicas e privadas da grande região de Lisboa, sendo avaliadas 36 ementas de 1º ciclo de escolas públicas e privadas. As ementas foram obtidas num período de 4 semanas consecutivas compreendido entre os meses de fevereiro e março de 2018. A avaliação da qualidade das ementas foi realizada com recurso à ferramenta informática SPARE. A análise dos dados foi realizada pela interpretação de tabelas de contingência. Resultados: De forma global, 46,9% das ementas das escolas privadas e 12,7% das ementas das públicas foram consideradas não aceitáveis. Foi observada uma melhor avaliação global das ementas das escolas públicas em relação às privadas, com 74% das escolas públicas do 1º ciclo da região da grande Lisboa a terem ementas classificadas como boas. Conclusão: Foi identificada a necessidade de melhorias na elaboração do plano de ementas de escolas públicas e privadas do 1º ciclo da região da grande Lisboa. Parece existir uma tendência de melhores classificações nas escolas públicas, em todos os itens avaliados. É de extrema relevância que as escolas privadas de 1º ciclo sigam as recomendações da Circular da DGE (2013) no momento da elaboração do plano de ementas para os refeitórios escolares.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1414
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