Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10884/1393
Título: Gestão escolar e formação de gestores: análise da educação infantil municipal da Imperatriz/MA
Autores: Bezerra, Daiane Araújo Avelino
Palavras-chave: Gestão
Formação
Educação infantil
Data: Out-2018
Citação: Bezerra, Daiane Araújo Avelino (2018). Gestão escolar e formação de gestores: análise da educação infantil municipal da Imperatriz/MA. Atlântica - Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, TIC e Engenharia
Resumo: INTRODUÇÃO: A gestão e a formação dos gestores se revela fundamental para qualquer organização. No contexto educacional, essa tem se mostrado de grande relevância para a eficiência dos fins da educação. Diante disso, o presente estudo intitululado “A gestão escolar e a formação de gestores: análise da educação infantil do município de Imperatriz/MA” se revela imprescíndivel para assegurar o desenvolvimento pleno da função gestionária e de melhoria do desempenho das escolas públicas no cenário brasileiro. OBJETIVOS: O presente estudo pretende investigar se os gestores escolares possuem formação inicial e continuada e analisar a importância e as implicações administrativas e pedagógicas nas unidades escolares. Verificar se a Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz/MA promove formação continuada aos gestores escolares deste município e constatar se a formação inicial ou continuada do gestor escolar interfere na organização político-administrativa e pedagógica das escolas municipais de Imperatriz/MA. MÉTODOS: O presente estudo se alicerca, primeiramente, em pesquisa bibliográfica de publicações e estudos nessa vertente. Posteriormente, em pesquisa de campo foi feito o uso de questionários com três grupos participantes (gestores, coordenadores e professores). Esses questionários tiveram a característica quantitativa com paradigma interpretativo e qualitativo. RESULTADOS: Os resultados demostraram que os gestores pesquisados possuem a formação inicial e continuada e inferiu-se também que existem implicações positivas na atuação desses gestores em suas respectivas unidades escolares denotadas pelas repostas assertivas e satisfatórias dos outros grupos envolvidos na pesquisa; percebeu-se que há uma disparidade de respostas quanto à promoção de formação continuada pela Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz/MA. CONCLUSÃO: Atualmente, a importância dada à formação se revela essencial em toda e qualquer organização, assim como para os gestores escolares nas organizações educacionais. Diante disso, a pesquisa intencionou contribuir para desvelar a existência da formação inicial e continuada dos gestores escolares pesquisados e as implicações na sua atuação nas unidades escolares de um município no Brasil. A investigação também oportunizou reconhecer que o investimento na formação dos gestores escolares significa investimento na qualidade e alcance do fim da escola.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1393
Outros identificadores: 202138496
202138496
Aparece nas colecções:CE/GEST - Teses de Mestrado

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