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Título: Contributo para a Aferição da Prova Expression, Reception and Recall of Narrative Instrument: competências narrativas em crianças de língua portuguesa dos 5 anos e 0 meses aos 5 anos e 11 meses
Autores: Coelho, Inês Carolina Fernandes
Palavras-chave: Desenvolvimento linguístico
Linguagem
Extensão média do enunciado
Competências narrativas
Data: 2016
Citação: Coelho, Inês Carolina Fernandes (2016). Contributo para a Aferição da Prova Expression, Reception and Recall of Narrative Instrument: competências narrativas em crianças de língua portuguesa dos 5 anos e 0 meses aos 5 anos e 11 meses. Barcarena : Universidade Atlântica
Resumo: As competências narrativas constituem um importante marco no desenvolvimento da linguagem oral. A narrativa surge por volta dos três anos de idade, desenvolvendo-se de forma gradual e envolvendo capacidades linguísticas, cognitivas e sociais. É através desta, que as crianças têm acesso a uma forma mais exigente e sofisticado do discurso. Várias investigações têm demonstrado a importância das competências narrativas como pré-requisito para o sucesso da aprendizagem da leitura e da escrita. Devendo, por isso, serem consideradas como competências cruciais a serem avaliadas no período pré-escolar, como preditoras do sucesso académico. Objetivos: Caraterizar a capacidade de conto, reconto, extensão média do enunciado e compreensão de uma história e verificar se existem diferenças entre géneros nestas capacidades. Método: Estudo descritivo, exploratório e transversal. A amostra é constituída por 10 crianças com idades compreendidas entre os 5;0 e os 5;11, monolingues do português, residentes em Luanda – Angola, e com desenvolvimento linguístico normativo. Para a recolha de dados foi realizado um questionário de caracterização sociodemográfica e aplicada a prova Expression, Reception and Recall of Narrative Instrument de Bishop (2004). Os dados recolhidos foram transcritos e analisados, qualitativamente e quantitativamente, através do uso do Microsoft Word e Excell 2011 e o programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados/Conclusões: Os participantes revelaram facilidade em contar a história, usando vocabulário e estruturas gramaticais simples. Verificou-se maioritariamente o uso de frases coordenadas, com as partículas de ligação “e” e “depois”, e com ocorrência de preposições, adjetivos e verbos no pretérito perfeito. Os resultados do conto foram significativamente superiores aos do reconto. Na compreensão, os participantes realizaram com facilidade a compreensão literal da história, manifestando resultados inferiores na compreensão inferencial. Os valores da Extensão Média de Enunciado – palavras (EME-p) foram semelhantes no conto e no reconto. Foi observado uma superioridade do género masculino na maioria das tarefas.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1130
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