Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1129
Title: Fatores Determinantes na Decisão entre a Implementação de Virtualização ou a Adoção de Serviços de Computação na Nuvem nas Empresas Portuguesas.
Authors: Jesus, Rúben António Marques de
Keywords: Computação em nuvem
Virtualização
Cloud pública
Cloud privada
Community cloud
Cloud híbrida
SaaS
Iaas
Virtualização total
PaaS
Para-virtualização
Issue Date: 2017
Citation: Jesus, Rúben António Marques de (2017). Fatores Determinantes na Decisão entre a Implementação de Virtualização ou a Adoção de Serviços de Computação na Nuvem nas Empresas Portuguesas. Barcarena: Universidade Atlântica
Abstract: Atualmente, as empresas têm de tomar decisões sobre a melhor forma de utilizarem os recursos tecnológicos na criação de valor para o seu negócio. Assim, quer sejam empresas com muitos anos ou não, em determinado momento têm de decidir se: (1) investem em novos servidores internos para implementar soluções de virtualização, ou (2) investem em soluções de virtualização proporcionadas por serviços de computação em nuvem. O conceito de virtualização já existe há vários anos. Todavia, atualmente é um conceito cada vez mais discutido e implementado nas empresas para fazer face a problemas de ordem financeira, de segurança, e de escalabilidade dos sistemas informáticos. A virtualização é a técnica de separar aplicação e sistema operacional dos componentes físicos, podendo aplicar-se a aplicativos, servidores, armazenamento e redes. Permite criar a automatização de processos, o uso adequado de recursos e a possibilidade de fornecer a cada servidor virtual os recursos computacionais, necessários para a realização do seu objetivo. A redução de custos é possível com a consolidação de vários servidores, potenciando assim a redução dos custos de energia, de refrigeração, entre outros. A computação em nuvem tem o potencial de transformar grande parte da indústria das tecnologias de informação. Enquanto na virtualização uma empresa tem de investir na aquisição de servidores e na sua infraestrutura de suporte, na computação em nuvem são criados modelos de implementação em que é disponibilizado um serviço. Os modelos de implementação existentes são: Privada; Pública; Híbrida e Comunitária. Este trabalho é uma análise para a implementação e operacionalização tecnológica de uma das duas soluções com o objetivo de compreender os principais motivos que levam as empresas a decidir entre elas.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1129
Appears in Collections:CTIC/STI - Trabalhos Finais de Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho final-RJ-20121625.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open
Ruben Jesus-20121625.pdf860.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.