Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10884/1034
Título: Instrumentos de avaliação da intensidade do tónus muscular na pessoa após Acidente Vascular Cerebral
Autores: Teixeira, Pedro M. R
Henriques, Ana Filipa A.
Pereira, Ana Luísa G. R.
Teixeira, Carla Sofia R. V.
Margato, Dora Cristiana L.
Sousa, Luís M. M.
Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral
Tono Muscular
Avaliação em Enfermagem
Estudos de Validação
Psicometria
Data: 29-Out-2016
Editora: Atlântica University Higher Institution
Citação: Teixeira PM, Henriques AF, Pereira AL, Teixeira CS, Margato DC, Sousa LM. Instrumentos de avaliação da intensidade do tónus muscular na pessoa após Acidente Vascular Cerebral. InPrimeiro Congresso Luso-Espanhol em Enfermagem: da Evidência à prática Clínica 2016 Oct 29. Atlântica University Higher Institution.
Resumo: Enquadramento: A espasticidade afeta cerca de dois terços das pessoas após acidente vascular cerebral, pelo que constitui uma importante área de atuação do enfermeiro de reabilitação. Objetivos: Identificar os instrumentos de avaliação da intensidade do tónus muscular na pessoa após AVC. Métodos: Realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura e partiu-se da questão: quais os instrumentos e testes que permitem avaliar a espasticidade na pessoa com AVC?, A pesquisa eletrónica foi efetuada em bases de dados científicas no que respeita a 2010 a dezembro de 2015. Resultados: Obtiveram-se um total de 12 artigos que cumpriram os critérios de inclusão definidos. Todos os artigos incluídos avaliam a o tónus muscular utilizando pelo menos um instrumento de avaliação. Foram encontrados onze instrumentos de avaliação do tónus muscular. Conclusões: Das escalas mais estudadas, a Triple Spasticity Scale é a escala mais fiável sendo uma opção para a avaliação da espasticidade, com boa reprodutibilidade intra-observador e validade concorrente. No entanto serão necessários mais estudos para avaliar as diversas escalas abordadas e obter conclusões mais precisas.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1034
Aparece nas colecções:A CS/ENF - Comunicações a Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA INTENSIDADE DO TÓNUS MUSCULAR NA PESSOA APÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL.pdfresumo49.88 kBAdobe PDFVer/Abrir
Instrumentos de Tonus Muscular AVC.pdfApresentação1.28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.