Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1621
Title: O silêncio dos colaboradores de Van Dyne, Ang e Botero (2003): Estudo da validade fatorial e da invariância da medida para Portugal
Authors: Sabino, Ana
Cesário, Francisco
Keywords: Silêncio dos Colaboradores
Escala de medida
Variedade fatorial
Invariância
Issue Date: 2019
Publisher: Análise Psicológica
Citation: Sabino, A.; Cesário, F. (2019). O silêncio dos colaboradores de Van Dyne, Ang e Botero (2003): Estudo da validade fatorial e da invariância da medida para Portugal. Análise Psicológica, 4 (XXXVII), 553-564.
Abstract: O silêncio dos colaboradores tem sido entendido como a decisão deliberada do indivíduo em reter informação, opiniões e sugestões acerca da organização. Nos últimos anos tem-se verificado um acréscimo de estudos sobre este constructo verificando-se, no entanto, falta de consistência teórica e empírica. O presente estudo tem como objetivo estudar a validade fatorial e a invariância da medida proposta por van Dyne, Ang e Botero (2003) para Portugal. Partindo de uma estrutura teórica tridimensional, os resultados sugerem que, para a população portuguesa, a medida é invariante e composta por duas dimensões que se correlacionam, negativamente. Uma primeira denominada de silêncio de adesão que corresponde ao silêncio prosocial de van Dyne et al. (2003) e uma dimensão de rejeição composta pela junção das dimensões defensiva e submissa de van Dyne et al. (2003). As implicações teóricas e práticas são discutidas.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1621
Appears in Collections:CE/GEST - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O_silencio_dos_colaboradores_de_Van_Dyne_Ang_e_Bot (1).pdf146.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.