Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1515
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Miguel Alexandre Marques-
dc.date.accessioned2022-11-28T11:09:56Z-
dc.date.available2022-11-28T11:09:56Z-
dc.date.issued2022-10-
dc.identifier203106717-
dc.identifier.citationRodrigues, Miguel A. M. (2022). Manutenção em trens de aterragem: análise de acidentes e incidentes. Barcarena: Atlântica . Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/1515-
dc.description.abstractO trem de aterragem constitui um dos sistemas mais importantes de uma aeronave, apresentando um papel fundamental na sua operação. Apesar de, por norma, não estar associado a acidentes fatais, apresenta-se como um dos sistemas com maior índice de ocorrências. A manutenção aeronáutica, por sua vez, tem um papel decisivo na segurança da operação aérea, constituindo assim um fator determinante para a condição de aeronavegabilidade da aeronave. Esta dissertação tem como finalidade a análise de acidentes e incidentes, resultantes de falhas nos trens de aterragem de aeronaves a motor complexas, ocorridos devido a ações de manutenção com o objetivo de apurar as principais falhas neste setor e formular uma proposta que vise a promoção da segurança aeronáutica. Foram abordadas algumas temáticas consideradas importantes para o enquadramento do tema. Apresenta-se a constituição do trem de aterragem de uma aeronave a motor complexa, e abordam-se as suas diferentes configurações e componentes. Realiza-se o estudo de casos reais e o tratamento dos dados obtidos. Constata-se que a falha no cumprimento de procedimentos de manutenção é uma das principais causas das ocorrências analisadas e apresenta-se uma proposta de mitigação da falha identificada, com recurso às novas tecnologias de informação. Abordam-se os temas da aeronavegabilidade e da manutenção aeronáutica, sendo desenvolvidos diversos conceitos e definições importantes no contexto desses mesmos temas. As tecnologias de informação, bem como a evolução da revolução industrial, dão início à secção seguinte, abrindo caminho para o tema da realidade aumentada que constitui o fundamento da proposta de intervenção, apresentada no âmbito da formação dos técnicos de manutenção aeronáutica.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAtlântica - Instituto Universitáriopt_PT
dc.subjectManutençãopt_PT
dc.subjectTrem de aterragempt_PT
dc.subjectAeronavept_PT
dc.subjectAcidentept_PT
dc.titleManutenção em trens de aterragem: análise de acidentes e incidentespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.rparesnaopt_PT
Appears in Collections:E/EA - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Mestrado - Miguel Rodrigues - VF.pdf3.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.