Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10884/1499
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Machado, David Sotto-Mayor | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-25T16:38:44Z | - |
dc.date.available | 2021-10-25T16:38:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-01 | - |
dc.identifier | 202784622 | - |
dc.identifier.citation | Machado, D. S.M. (2021). Ensino Superior Inclusivo: Aplicação de Tecnologia Assistiva . Barcarena: Atlântica - Instituto Universitário de Saúde, Tecnologias e Engenharia | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/1499 | - |
dc.description.abstract | Num contexto de crescente preocupação social com questões de diversidade e inclusão, esta investigação pretende explorar o potencial da tecnologia assistiva para a promoção da inclusão do estudante com necessidades educativas especiais. A investigação procura analisar não só a inclusão do aluno durante a sua experiência académica, como o seu papel nos momentos em que um potencial candidato com deficiência equaciona o ingresso no ensino superior, ou pondera a continuação dos seus estudos, tendo adquirido essa deficiência durante a frequência do curso. Para o efeito, foram questionados professores do ensino superior em Portugal aferindose a sua experiência ou expectativas quanto ao ensino de estudantes com necessidades educativas especiais, e estes quanto à sua experiência e expectativas desde o momento em equacionam a sua candidatura, ou desde o momento em que adquirem a sua incapacidade já durante o decorrer do curso, até ao momento em que o concluem ou abandonam. Foi possível concluir que existe uma grande necessidade de formação pedagógica dos professores do ensino superior em Portugal, tanto em termos gerais, como concretamente para preparação para o ensino de estudantes com necessidades educativas especiais. Na perspetiva dos alunos destacou-se a dificuldade em chegar a informação que suporte a decisão de uma candidatura ao ensino superior (práticas inclusivas e acessibilidades das instituições a que consideram candidatar-se, direitos garantidos pela legislação e tecnologia assistiva que possa facilitar a sua inclusão), assim como alguma dificuldade em encontrar a tecnologia assistiva e materiais pedagógicos acessíveis ou adaptados. Foi ainda possível identificar necessidades ao nível da tecnologia assistiva. A investigação apresenta ainda uma proposta de plataforma informativa a disponibilizar pelas instituições de ensino superior, de forma esclarecedora e acessível. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Barcarena: Atlântica - Instituto Universitário de Saúde, Tecnologias e Engenharia | pt_PT |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Diversidade | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_PT |
dc.title | Ensino Superior Inclusivo: Aplicação de Tecnologia Assistiva | pt_PT |
dc.title.alternative | Inclusive Higher Education (iHE): Application of Assistive Technology | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.rpares | nao | pt_PT |
Appears in Collections: | CTIC/GSC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação GSTI - 201929192 - David Sotto-Mayor Machado.pdf | 6.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.