Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1470
Title: Software como um Serviço: uma visão holística
Authors: Araújo, Virgínia
Cota, Manuel Pérez
Keywords: SaaS
Software como um serviço
Paradigma
Interpretativo
Metodologia
Entrevista
Issue Date: Sep-2016
Publisher: Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Citation: Araújo, V.; Cota, M. P. (2016). Software como um Serviço: uma visão holística. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 19, 145-157.
Abstract: A evolução tecnológica permite-nos dispor de soluções altamente flexíveis, de fácil acesso com valores de investimento mais baixos, o que leva a muitas empresas adotarem soluções SaaS (Software como um Serviço) para suporte aos seus processos de negócio. Hoje em dia, já quase todos os decisores de estratégias de TI nas organizações são levados a considerar a adoção de SaaS para suporte aos seus processos de negócio como uma solução de TI, pelos benefícios de conveniência associados à tecnologia ou competição no mercado. Muitas vezes, os decisores das estratégias de negócio consideram apenas os incentivos atraentes do uso de SaaS ignorando os impactos associados às novas tecnologias. É necessário ter uma visão holística das implicações no desenvolvimento, no fornecimento, na utilização e operacionalização de SaaS nos diferentes tipos de empresas. A presente pesquisa adota vários destes fatores de risco, como fatores dignos de avaliação de impacto do SaaS para comprovar a sua legitimidade com um estudo combinado quantitativo-qualitativo.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1470
Appears in Collections:A CTIC/GSC - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
n19a12.pdf407.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.