Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10884/1393
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Daiane Araújo Avelino | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-14T16:25:43Z | - |
dc.date.available | 2019-01-14T16:25:43Z | - |
dc.date.issued | 2018-10 | - |
dc.identifier | 202138496 | - |
dc.identifier | 202138496 | - |
dc.identifier.citation | Bezerra, Daiane Araújo Avelino (2018). Gestão escolar e formação de gestores: análise da educação infantil municipal da Imperatriz/MA. Atlântica - Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, TIC e Engenharia | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/1393 | - |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: A gestão e a formação dos gestores se revela fundamental para qualquer organização. No contexto educacional, essa tem se mostrado de grande relevância para a eficiência dos fins da educação. Diante disso, o presente estudo intitululado “A gestão escolar e a formação de gestores: análise da educação infantil do município de Imperatriz/MA” se revela imprescíndivel para assegurar o desenvolvimento pleno da função gestionária e de melhoria do desempenho das escolas públicas no cenário brasileiro. OBJETIVOS: O presente estudo pretende investigar se os gestores escolares possuem formação inicial e continuada e analisar a importância e as implicações administrativas e pedagógicas nas unidades escolares. Verificar se a Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz/MA promove formação continuada aos gestores escolares deste município e constatar se a formação inicial ou continuada do gestor escolar interfere na organização político-administrativa e pedagógica das escolas municipais de Imperatriz/MA. MÉTODOS: O presente estudo se alicerca, primeiramente, em pesquisa bibliográfica de publicações e estudos nessa vertente. Posteriormente, em pesquisa de campo foi feito o uso de questionários com três grupos participantes (gestores, coordenadores e professores). Esses questionários tiveram a característica quantitativa com paradigma interpretativo e qualitativo. RESULTADOS: Os resultados demostraram que os gestores pesquisados possuem a formação inicial e continuada e inferiu-se também que existem implicações positivas na atuação desses gestores em suas respectivas unidades escolares denotadas pelas repostas assertivas e satisfatórias dos outros grupos envolvidos na pesquisa; percebeu-se que há uma disparidade de respostas quanto à promoção de formação continuada pela Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz/MA. CONCLUSÃO: Atualmente, a importância dada à formação se revela essencial em toda e qualquer organização, assim como para os gestores escolares nas organizações educacionais. Diante disso, a pesquisa intencionou contribuir para desvelar a existência da formação inicial e continuada dos gestores escolares pesquisados e as implicações na sua atuação nas unidades escolares de um município no Brasil. A investigação também oportunizou reconhecer que o investimento na formação dos gestores escolares significa investimento na qualidade e alcance do fim da escola. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Gestão | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Educação infantil | pt_PT |
dc.title | Gestão escolar e formação de gestores: análise da educação infantil municipal da Imperatriz/MA | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.rpares | nao | pt_PT |
Appears in Collections: | CE/GEST - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO MESTRADO (15-10-2018) 7 GRÁFICOS.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.