Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10884/1264
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dc.contributor.authorSilva, Nuno Fernando Moreira da-
dc.date.accessioned2018-07-31T14:53:34Z-
dc.date.available2018-07-31T14:53:34Z-
dc.date.issued2018-05-
dc.identifier201957302-
dc.identifier.citationSilva, Nuno Fernando Moreira da (2018). Avaliação da confiança no funcionamento das tecnologias da informação e comunicação nas organizações em Portugal. Barcarena : Atlântica - Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenhariapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/1264-
dc.description.abstractA dependência das tecnologias de informação e comunicação está tão enraizada na sociedade que será quase impossível voltar aos tempos passados sem sistemas de informação e respetiva digitalização das organizações. Por esta razão é fundamental que a sociedade confie nos meios que estão envolvidos, como por exemplo as infraestruturas de hardware e software que são utilizadas. Para atingir o nível de confiança que será exigido, é necessário garantir que os componentes referidos não sejam passíveis de falhar ou deixem se cumprir o propósito pelo qual foram criados, sob o risco de passarem a ser menos utilizados, atrasando assim a evolução e disseminação das tecnologias de informação e comunicação. Este trabalho tem como objetivo principal identificar, testar e propor medidas que permitam a avaliação da confiança no funcionamento das Tecnologias da Informação e Comunicação nas organizações, sendo que a amostra em estudo irá incidir sobre as organizações em Portugal. Tendo por base o atual estado da arte criou-se um modelo e testou-se através de um questionário que obteve um total de 89 respostas validadas. Após a análise dos resultados confirmou-se que a confiança no funcionamento das TIC nas organizações em Portugal é elevada, uma vez que 40,45% dos respondentes “Concordam Parcialmente” e 34,83% “Concordam” que estas prestam sempre o serviço correto. No que concerne aos fatores que os inquiridos consideram ser os mais importantes para melhorar a confiança no funcionamento, a Disponibilidade conta com 62,9%, a Segurança com 60,7% e a Fiabilidade com 56,2%. Já os menos relevantes são a Simplicidade com uma abstenção de 71,9%, a Capacidade de Manutenção com 67,4% e a Integridade com 66,3%.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectFuncionamentopt_PT
dc.subjectMétricaspt_PT
dc.subjectModelopt_PT
dc.subjectAtributospt_PT
dc.subjectDependabilidadept_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectDisponibilidadept_PT
dc.subjectIntegridadept_PT
dc.titleAvaliação da confiança no funcionamento das tecnologias da informação e comunicação nas organizações em Portugalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.rparesnaopt_PT
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Dissertação de Mestrado - Nuno Silva - 201628431 - Revisto.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


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