Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10884/1150
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Diniz, Vânia Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-19T18:32:39Z | - |
dc.date.available | 2017-12-19T18:32:39Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier | 201765411 | - |
dc.identifier.citation | Diniz, Vânia (2017). Didática do Ensino Superior: Identidade e fazer docente Gomes. Barcarena: School of Management Sciences, Health, IT & Engineering | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/1150 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, uma das críticas mais comuns dirigidas ao curso de nível superior diz respeito à didática de seus docentes, ou melhor, dizendo, à falta dela. Desta forma, por tais razões, este trabalho busca trazer uma reflexão sobre a importância das orientações da didática na formação dos docentes nesse nível de ensino. A escolha do corpo docente é muito importante para desenvolve e auxiliar os discentes nas tarefas que devem ser direcionadas e entregues. Tradicionalmente, a formação dos profissionais do nível superior está baseada em metodologias tradicionais de ensino, que não, obrigatoriamente, contemplam as crescentes mudanças metodológicas de ensino e aprendizagem focadas nos alunos. Hoje, a prática do ensino em sala de aula reflete uma realidade transformadora e inovadora que de tempos em tempos, e por mais que se modifiquem as leis educacionais, bem como as ferramentas utilizadas na ação por meio desses profissionais, ainda vem sendo um motivo de discussão constante. O trabalho desenvolvido, além de apresentar os aspectos didáticos propriamente ditos para a atividade docente, apresenta, também, alguns elementos de reflexão para ajudar o professor a obter alternativas mais adequadas para cada situação, mediante uma pesquisa realizada com os alunos do Ensino Superior de diversos cursos, período e idades diferentes, alternando entre os sexos masculino e feminino. Os alunos foram escolhidos aleatoriamente, por meio de indicação de colegas. Os dados foram coletados por meio de questionários com foco no perfil docente, métodos de avaliação, estratégias de ensino na capacitação dos professores para a utilização das diferentes ferramentas corretamente em sala de aula. Os resultados das análises apontam que não há forma única, nem um único modelo de educação, mas há vários métodos que podem ser seguidos para que as ações dos professores sejam aplicadas de maneira satisfatória. Por fim, entende-se que a realidade educacional sofre constantemente alterações, e tal dinâmica exige adaptações de ordem curricular e metodológica. Não basta o professor ter habilitação na área de ensino, mas também é necessário que haja entusiasmo, otimismo, crença nas possibilidades do aluno, ser capaz de exercer uma influência benéfica em cada aluno, pois, assim, cada um desses alunos será encorajado a fazer o melhor. O clima da classe torna-se saudável, a imaginação criadora emerge espontaneamente e atitudes construtivas tornam-se a tônica do comportamento da aula como grupo. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Didática | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Didática do Ensino Superior: Identidade e fazer docente | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
Appears in Collections: | CE/GEST - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vania -.pdf | 868.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.