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dc.contributor.authorVila Nova, Mary Luiza Silva Carvalho-
dc.date.accessioned2017-11-29T12:46:10Z-
dc.date.available2017-11-29T12:46:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier201765233-
dc.identifier.citationVila Nova, Mary Luíza Silva Carvalho (2017). Gestão na educação infantil: avanços legais e realidade em escolas municipais de São Luís. Barcarena : Atlântica - Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenhariapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/1147-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o papel da Gestão na Educação Infantil como sendo responsável por realizar a organização, a coordenação, a liderança, o planejamento, o monitoramento e a avaliação necessários à efetividade das ações educacionais a fim de promover a formação integral da criança de 0 a 5 anos. Para tanto, fundamenta-se em uma pesquisa de campo realizada em creches e pré-escolas públicas do Município de São Luís a fim de analisar as ações desenvolvidas pelos gestores educacionais nas unidades municipais de Educação Infantil e conhecer a realidade das mesmas a luz dos marcos legais da Educação no Brasil. A abordagem metodológica utilizada foi exploratória e descritiva e de cunho qualitativo através de entrevista semiestruturada. Na pesquisa de campo foi evidenciado que a atuação dos gestores entrevistados está fundamentada em conhecimentos pedagógicos em detrimento dos aspectos da gestão como responsável pela articulação da participação de toda comunidade escolar nas tomadas de decisão, bem como de ações necessárias à efetiva observância ao ordenamento legal referente à Educação Infantil. Os resultados alcançados com esta investigação evidenciam que se faz necessário aos gestores ter melhor compreensão das várias dimensões da gestão escolar, com vistas a desenvolver as competências necessárias ao desenvolvimento de um trabalho gestor que promova mais qualidade nos processos educativos. Há, portanto, necessidade de repensar o atual trabalho desenvolvido pelos gestores na Educação Infantil públicas de São Luís, sob a perspectiva da criança como sujeito de direitos e, em especial, o direito à educação de qualidade.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectEducação infantilpt_PT
dc.subjectEscolas Municipaispt_PT
dc.titleGestão na educação infantil: avanços legais e realidade em escolas municipais de São Luíspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
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